Feng Shui para crianças
Todo espaço exerce grande influência sobre as crianças. O "Feng Shui", a arte chinesa de projetar espaços, melhorando a nossa qualidade de vida, está ao alcance de todos os pais que desejam promover a aprendizagem, a criatividade e aumentar a sensação de segurança dos seus filhos.
Onde Aplicar
Acho interessante, a arte em si, para ser aplicada em crianças de 0 até 11 anos, nos quartos de dormir onde passam seu maior tempo. Os pais devem antenar para o espaço físico do quarto, verificar tudo o que ocorre lá, para sanar as falhas do ambiente e reforçar os pontos positivos.
Objetivo
Ajudar a manter o ambiente mais positivo possível, eliminando todo acúmulo de brinquedos e elementos não utilizados, colocando ordem na setorização preferindo o universo lúdico como fator estrutural.
Harmonizando
Para harmonizar o quarto as sensações sensoriais de cada criança deve prevalecer, deixando elas determinarem as cores, texturas, disposição do mobiliário de acordo com sua personalidade, porém com a palavra final dos pais, claro!
Aplicando o "Feng Shui"
Móveis: escolha o mobiliário, com os cantos arredondados, evitando o medo de circular pelo quarto, aumentando a vontade de ficar lá.
Cama: deve ficar de frente para porta, de modo que a criança veja quem entra no quarto, evitando o medo.
Iluminação: arandelas e abajures criam o clima de aconchego, podem permanecer ligadas durante a fase inicial do sono. A luz central adequada aumenta produtividade nas tarefas escolares e desenhos.
Brinquedos: separe por categorias, organize em nichos, prateleiras ou caixas plásticas com adesivos. Deixe ao alcance os mais usados, incentivando às decisões de escolha.
Cores das paredes: a base neutra, como branco. Se gostar de muito de uma cor, deixe ela determinar se quer o quarto todo ou não. Tons pasteis são os melhores, mas quebre as regras. Amarelo, transmite alegria, azul transmite paz. O verde harmonia.
Som: músicas calmas para dormir, mobiles com som da natureza.
Enfeites: deixe a criança compor seu cantinho, incentive seu universo, seu gosto.
TV e computador: sim, muitas crianças já aderiram! Estabeleça horários e mantenha em paredes ou cantos opostos da cama.
Aromas: borrife, com cautela, levando em conta os graves problemas respiratórios nessa fase de vida, cheiros acolhedores, na fase adulta, os sentidos como o olfato guardarão as sensações da infância.
Uma boa dica para o dia das crianças é incentivar a modificar seu cantinho, o seu quarto, com as coisas que já existem lá, apenas eliminando o que não utiliza, organizando o layout dos móveis e aderindo aos bons hábitos desde cedo para uma vida saudável!
Feliz dia das crianças!
As fotos mostram alguns exemplos de quartos na faixa etária proposta,na sequência abaixo.
Ficha técnica:
Feng Shui para crianças - Nacille Hydra (à venda nas principais livrarias, geralmente por encomenda).
Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!