Confira dicas para escolher os tapetes da casa
Tapete é um nome masculino, que contém um "estofo", cuja função é revestir um pavimento. Pode proteger os revestimentos dos pisos ou simplesmente promover o acabamento estético dos ambientes. É através dos tapetes que nossos espaços ficam aconchegantes e diferentes. Um tapete é capaz de trazer vivacidade em qualquer lugar, sendo confeccionado por duas séries paralelas de fios coloridos, de modo que os ornamentos façam parte da trama, seja em fios de lã, fibra vegetal ou sintética.
Origem
Segundo os pesquisadores, o primeiro exemplar de um tapete confeccionado foi feito no Irã, há 2.500 anos. As matérias primas utilizadas eram tingidas com os pigmentos encontrados na natureza, onde eram tecidos à mão por vários dias.
Escolha
A escolha de um tapete pode ser determinante para a composição de uma sala ou de qualquer outro ambiente, além de completar a estética do espaço. Para escolher o modelo que mais combina com você, leve em consideração o local onde será colocado e qual o objetivo funcional que ele terá.
Tamanho
O tapete pode ser utilizado como "elemento setorizador" de um ambiente, indicando onde começa e termina uma sala, ou ainda mostrando a área de circulação para à passagem das pessoas. Atente para às medidas, nada mais deselegante do que um tapete grande demais ou pequeno, provocando um certo desconforto.
Dicas: Para salas de estar ou TV, o correto é que tenham cerca de 20 cm ou até mais, abaixo de cada um dos móveis que compõe o ambiente. Locais como corredores, os tapetes devem deixar cerca de 20 cm do piso à mostra, de todos os lados.
Formato
Atualmente, com a "democracia" vivida no design contemporâneo, não existem regras para o formato dos tapetes, mas possibilidades de uso conforme nossas necessidades. Um ambiente muito estreito poderá ficar melhor com um tapete que "quebre" sua forma, como um tapete quadrado. Porém, em uma sala quadrada, um tapete do mesmo formato fica mais adequado. Entretanto, não há regras, tudo depende de uma análise.
Dicas: Em ambientes "clássicos", prefira ou dê preferência aos tapetes quadrados, que levam uma atmosfera "glamourosa" para o espaço. Os tapetes redondos chamam à atenção, caso deseje usar um modelo, ouse nas cores e texturas, porém com elegância.
Espessura
Nada melhor do que acertar na espessura dos tapetes, deixando os ambientes confortáveis. É muito desconfortável, caminhar sobre um tapete e tropeçar devido à altura de sua "gramatura" (fibras altas). Saiba usá-los adequadamente nos espaços.
Dicas: Use tapetes com "gramatura" baixa em locais de circulação ou tráfego intenso de pessoas.
Os tapetes com fibras altas podem ser usados em ambientes para TV, quartos, salas íntimas ou áreas de pouca circulação.
Desenho e cores
O conjunto de texturas e cores existentes deverá ser observado na composição das fibras dos tapetes para não comprometer sua sala ou ambiente. O tapete deverá ser escolhido por último, quando a sala já foi projetada. Cuidado no uso de estampas e cores fortes, tudo precisa estar de acordo com a paleta de cores já usada.
Dicas: Caso use um tapete com cores quentes ou estampado, prefira as mesas de centro com materiais leves, como vidro ou cores claras e neutras. Saiba combinar as almofadas com os tapetes, nunca idênticos, porém que tenham uma combinação seja no estilo ou em cores correspondentes.
Dicas
- Vários tapetes pequenos em um ambiente deixa o espaço subdividido, ocasionando, às vezes, uma mistura indesejada de cores.
- Uma peça única causa um "impacto" mais agradável dentro do ambiente, com uma sensação de ser maior.
- Harmonize as cores dos tapetes com as cores do seu espaço, criando uma unidade.
- De tempos em tempos, mude de posição o seu tapete para o local onde há maior incidência de luminosidade, evitando que "descolora" somente em uma parte.
- Tapetes orientais não precisam de ser combinados e ficam lindos sempre.
- Tapetes de fibras naturais são fáceis de trazer harmonia para o ambiente.
- Caso tenha crianças ou pessoas com dificuldades para locomover-se em casa, estude novas possibilidades de uso, como fitas anti-derrapantes.
- Os tapetes com "animal print", ou seja, com estampas de animais sempre estão em uso, só cuidado para não deixar com um aspecto "over" seu espaço!
As fotos seguem ilustrando nossas dicas!
Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!