Dicas para decorar a Mesa de Centro
As mesas de centro, refletem a hospitalidade e a praticidade de toda uma sala de estar. Criada com a finalidade de ser uma " table coffee ", é uma peça de mobiliário, que serve de elemento de apoio, para receber os amigos e a família, expondo objetos, que contam nossas histórias e outros simplesmente para decorar. Na arquitetura e no design de interiores, as mesas centrais, ganham formas diferentes e diversas maneiras de uso. Além de muito útil, deixam os ambientes aconchegantes, promovendo uma atmosfera acolhedora e envolvente, oferecendo as boas vindas para quem você recebe, com carinho e satisfação.
A cada estação do ano, surgem no mercado internacional, inúmeras tendências, refletindo no mercado brasileiro, inclusive para as mesas de centro. O uso da tecnologia, aliada aos diferentes tipos de materiais de revestimento e o predomínio de uma vasta paleta de cores, afirmam sempre novas opções e modelos, para as de mesas de centro. O reaproveitamento de elementos naturais, como mesas de centro, também estão em evidência, assim como as criadas com exclusividade por anônimos ou renomados designers de móveis. A peça do mobiliário mantém a tradição e a finalidade, desde quando foi criada, e nunca foi eliminada de um projeto de interiores.
No século XVII, as mesas de centro, eram altas, e marcavam os eixos das salas de visitas, como uma definição de área de acordo com as dimensões do ambiente. Atualmente, elas oferecem inúmeras possibilidades de uso, inspiradas nas grandes influências da história do mobiliário, trazendo referências dos hábitos e costumes de uma sociedade. No século XXI, a mesa de centro foi transformada em um elemento decorativo, aplicado ao design, destacando Frank Lioyd Wright, com a mesa "Husser ".
Para serem usadas e decoradas corretamente é preciso muita observação, bom gosto, personalidade e uma boa dosagem de criatividade, para garantir que todos os adornos e objetos ganhem destaque, na proporção correta, de equilíbrio, técnica, e distribuição dos enfeites, sem poluir o tampo ou colocar muitas peças. É preciso saber o estilo de sua decoração, sua personalidade, assim como a de todos os habitantes da casa, estabelecendo uma interação, entre todos os moradores.
Você também poderá usar as mesas atemporais, herdadas de entes queridos, reciclando ideias ou inspirando-se nas composições contemporâneas.
A arquiteta e urbanista, Raquel Fraga, exibe um portfólio de sucesso, com vários projetos residenciais, comerciais e até clínicas da área de saúde, e criou duas possibilidades para o uso das mesas centrais, detalhando com exclusividade e muito bom gosto, a exposição dos enfeites decorativos e objetos, através de sugestões práticas, independente do estilo das salas, com o uso de elementos fáceis para compor, e que todos nós possuímos dentro de casa.
Na primeira sugestão, um par de mesas retangulares, em laca off-white, com medidas de 1,40m X 0,36cm e 60cm de altura, ideal para os espaços amplos, a arquiteta utilizou uma mesa de centro maior, que é difícil de trabalhar. "As pessoas acham que é preciso de ter peças grandes, e não tem, se você aglomerar aquilo que você tem, peças em cristal, vidro, plantas, ou se você pegar uma bandeja maior, e conseguir aglomerar uns objetos, revistas, você consegue, montar uma mesa de centro, sem ter peças enormes ", enfatiza.
As mesas de centro, dialogam com os objetos das mesas laterais, e devem estabelecer uma harmonia de cores, tamanhos e volume das peças, como o laranja da orquídea e o busto bege, expostos na mesa em vidro, de uma das laterais, que está ladeando o sofisticado sofá retrô, em suede de linho, suspenso e com rodapé em madeira, que garante o conforto de até três pessoas, seguindo como complementação do ambiente, assim como as peças utilizadas no aparador e na mesa de jantar, em uma exata harmonia de todo o espaço.
A proposta de ser uma mesa dupla só foi utilizada porque as dimensões do espaço permitiu. Uma exuberante bandeja foi exposta estrategicamente, "você pode usar uma bandeja espelhada, branca, amadeirada, de rattam, junco, desde que combine com a mesa. Se você tem uma mesa espelhada ou envidraçada, o ideal é que entre com uma bandeja de laca, madeira ou junco, se você tem o contrário, uma mesa de cor ", ensina Raquel.
Na segunda proposta, em outro ambiente, uma nova exposição dos enfeites decorativos garantiu o sucesso absoluto de todas as peças expostas, ganhando o destaque merecido, " eu resolvi, fazer a outra proposta, que são três mesas pequenas, o que a gente vê nos apartamentos, elas são encaixadas e você pode abrí-las no caso de uma festa."
As pessoas podem realizar esta intervenção em casa, para modificar as mesas de centro ou deixá-las mais adequadas. "Coloquei caixinhas e revistas, pois são acessíveis a todos, mas podemos usar um álbum de fotos também."
As plantas também podem e devem ser utilizadas para garantir o verde e humanizar os espaços, " nas duas propostas usei para dar vida. Temos sempre que entrar com uma planta no centro da mesa, uma mais baixa, e em mesas laterais, uma planta mais alta, para dar a ambientação ", garante a arquiteta.
Neste segundo semestre, a arquiteta, estará entre os participantes da Mostra Casa Design, em parceria com a requintada loja de interiores Dommanni e o projetista Marcos Paulo, com o projeto de uma cozinha.
As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.
Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.
Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!