Emissão de carteira de trabalho tem distribuição de senhas para início de outubro
Repórter
O juizforano que precisa tirar sua carteira profissional terá que esperar até o início de outubro para ter o documento. O prazo vale para aqueles que recorrerem a Gerência Regional do Trabalho em Juiz de Fora, que distribui senhas para atendimentos a serem realizados daqui a dois meses. A gerente da repartição, Nila Magalhães, afirma que a razão para a demora é a greve dos servidores do Ministério do Trabalho, iniciada em 6 de abril.
"Os servidores cumprem a determinação do STJ [Superior Tribunal de Justiça] e estão trabalhando meio expediente, das 8h às 12h. Com isso, só podemos distribuir 50 senhas para seguro-desemprego e 30 para emissão de carteira de trabalho, para o início de outubro. Agendamos 15 atendimentos para consultas e recursos a seguro-desemprego. As pessoas que são de fora da cidade também são atendidas no momento em que chegam à gerência, desde que entre 8h e 12h."
Os setores de protocolo e homologação também estão prejudicados, pois funcionam meio expediente. Na normalidade, apenas a fiscalização do trabalho — a cargo dos auditores —, a divisão de relações do trabalho e a gerência. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev-MG), a greve não tem previsão de término. O motivo seria o fechamento do canal de negociação com o governo, que considera a determinação do STJ o fim do acordo. No último domingo, 8 de agosto, os sindicalistas deliberaram pela manutenção do movimento grevista.
Matias Barbosa absorve demanda de Juiz de Fora
Enquanto a situação é mantida, a alternativa é tirar a carteira de trabalho fora da cidade. Em Matias Barbosa, o grande número de juizforanos interessados em obter o documento imediatamente mais que dobrou o número de atendimentos feitos pelo Serviço Integrado de Assistência Tributária (Siat), ligado à Prefeitura da cidade.
De acordo com o funcionário responsável pela emissão do documento, Anderson Felismino, cerca de 20 juizforanos procuram o Siat por dia. "Dos 35 documentos que emitimos por dia, 20 são para Juiz de Fora. Atendemos ainda Belmiro Braga e Simão Pereira. Para ter a carteira na hora, o cidadão está preferindo pagar a passagem e vir até Matias Barbosa. A vantagem é que aqui não tem fila. Em três minutos a carteira está pronta." O horário de funcionamento do Siat é das 8h às 11h e das 12 às 17h.
Documentos necessários para emissão de carteira profissional
- Certidão de nascimento original
- Documento de identidade
- CPF
- Duas fotos 3x4 (a foto não pode ser digital)
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!