Justiça concede liberdade a Vicentão
Repórter
O Tribunal Regional Federal da Primeira Região concedeu o habeas corpus que dá liberdade ao ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão - PTB). O ex-vereador pode ser solto a qualquer momento. A decisão foi tomada pela Terceira Turma de Desembargadores do Tribunal, nesta terça-feira, 17 de agosto.
Embora a relatora do processo, a desembargadora Assusete Magalhães, tenha orientado voto contra a concessão do habeas corpus, os demais juristas da Terceira Turma, Tourinho Neto e Carlos Olavo, manifestaram-se a favor da liberdade de Vicentão. A razão foi a finalização do inquérito realizado pela Polícia Federal (PF), que marcou também o término da etapa de investigação e tomada de depoimentos. Dessa forma, segundo parecer dos desembargadores, não era necessário a manutenção do cárcere.
Vicentão está preso no Ceresp desde o dia 8 de julho e cumpriu 41 dias de detenção. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça Federal em Juiz de Fora e poderia durar até 81 dias. O político é acusado de envolvimento no esquema de fraudes em precatórios, investigado pela PF, e deflagrado pela Operação Pluto. Em cumprimento de mandado de busca e apreensão, no dia 8 de julho, a PF encontrou R$ 204 mil na casa do ex-vereador, escondidos sob um tronco de árvore.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!