Polícia Federal fiscaliza shopping centers para regularizar função de vigias
Repórter
A Polícia Federal (PF) realizou, na tarde desta quarta-feira, 24 de agosto, fiscalização em dois shopping centers de Juiz de Fora. "O objetivo é combater a segurança orgânica ilegal em estabelecimentos como shopping, casas noturnas, entre outros. Estamos cobrando o cumprimento de direitos trabalhistas", aponta o delegado regional da PF, Cláudio Dornelas.
O problema verificado pelos policiais é que em dois shopping centers, um localizado na rua Mister Moore e outro na rua Jarbas de Lery Santos, os vigilantes são contratados como vigias. "Os vigias têm função mais estática, enquanto os vigilantes atuam de forma mais ostensiva, cuidando da segurança patrimonial e, inclusive, abordando pessoas."
- Megaoperação desencadeada pela Justiça Federal de JF prende 23 por crimes fiscais
- Vinte caça-níqueis são apreendidos em sete bairros de Juiz de Fora
Durante as ações, foram apreendidos radiocomunicadores, que caracterizam a função de vigilantes. "Fizemos a abordagem, aplicando um questionário, a fim de identificar as características do trabalho dos funcionários." Ao todo, foram abordados cerca de 98 vigias, sendo 80 em um shopping e 18 em outro. As empresas responsáveis pelos profissionais foram notificadas e têm o prazo de 30 dias para regularizar a situação.
"Não será preciso demitir e readmitir ninguém, é necessário que seja feito um remanejamento de funções", destaca o delegado da PF, Cláudio Nogueira. Para se tornarem vigilantes, os trabalhadores devem passar por um curso de segurança orgânica.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!