Funcionários do Banco do Brasil de JF aderem à paralisação nacional
Da Redação
A maioria dos funcionários do Banco do Brasil de Juiz de Fora paralisaram as atividades nesta terça-feira, 30 de abril, aderindo ao movimento nacional, que questiona o Plano de Funções da instituição. "Desde o início do ano, estamos em negociação com banco, porém este plano prejudica os funcionários em diversos sentidos, como a redução dos salários", afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora (Sintraf-JF), Carlos Alberto Nunes, ressaltando, ainda, que somente a agência de Benfica não aderiu ao movimento.
A paralisação, que começou a 0h desta terça-feira, irá durar 24 horas, como foi acordado em assembleia realizada na última quinta-feira, 25.
- Sindicato dos Bancários volta a protestar no Centro de JF
- Comando orienta fim da greve dos bancários após nova proposta
- Bancários acusam Itaú de fechar caixas eletrônicos de JF
Plano de Funções
Segundo a assessoria do Sintraf-JF, o Plano de Funções do Banco do Brasil elimina parte das conquistas da última década, como o aumento real de 36% no piso e 16% nas gratificações de funções e verbas. Além disso, o plano reduz as gratificações de funções em até 80% e elimina a percepção da conquista da carreira de mérito.
De acordo com análise do sindicato, todos os funcionários do Banco do Brasil foram afetados, direta ou indiretamente, com o novo plano. Em nota divulgada pelo Sintraf-JF, eles afirmam que os escriturários e caixas, ao serem promovidos para assistentes ou gerentes, ingressarão com valor da função reduzido e sem garantia de reajustes futuros nas respectivas verbas. Já os assistentes que optaram pela jornada de seis horas tiveram redução salarial de 16,25% e, quem não aderiu, sofreu diminuição do valor recebido pela função.
A nota revela, ainda, que os gerentes foram prejudicados pela redução do montante pago pela função, atingindo, imediatamente, comissionados com mais tempo de banco e que tinham zerado a antiga verba Complemento Temporário de Valores de Função (CTVF), com reflexo para todos, pois o que era piso virou teto.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!