PM inaugura Centro de Registro de Ocorrência Policial no Independência Shopping

Da mesma forma que acontece no Santa Cruz Shopping, unidade vai servir para casos que não precisam de um PM na hora, como perda de documentos, por exemplo

Raphael Placido
Repórter
20/05/2013
pm

Juiz de Fora ganhou seu segundo Centro de Registro de Ocorrência Policial (Crop). A partir desta segunda-feira, 20 de maio, o cidadão vai poder registrar ocorrências também no Independência Shopping. A primeira unidade do Crop, considerada pela Polícia Militar (PM) um sucesso, funciona há sete meses no Santa Cruz Shopping, atendendo, em média, 50 ocorrências por dia.

O objetivo da PM, com a inauguração do centro, é fazer com que cresçam o número de locais especialmente voltado para os casos de registro posterior, nos quais a vítima não precisa entrar em contato com a PM no momento em que o fato aconteceu. Com eles, a Polícia espera garantir mais conforto e acessibilidade aos cidadãos que necessitem desse tipo de registro.

O novo Crop, que já está funcionando, fica no segundo andar do shopping, próximo à praça de alimentação, antes do acesso aos banheiros do segundo piso. Ele vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 10h e 22h. Nos sábados, o expediente é de 10h às 16h.

As negociações com o shopping começaram em janeiro deste ano. Para o Coronel Ronaldo Nazareth, comandante do 4º RPM, a parceria público-privada é mais um ganho para a comunidade. "Quero agradecer por essa parceira. Deu certo no Santa Cruz Shopping e vai dar certo aqui também. Juiz de Fora é pioneira nesse tipo de iniciativa, servindo de modelo para o estado. Além de melhorar a segurança do local, o Crop desonera o Centro de Operações e possibilita que os policiais tenham mais tempo para patrulhar as ruas. Cerca de 25% da demanda de ocorrência que recebemos são relacionadas a perda de documentos. A maioria não precisa da presença de um PM, mas apenas do registro, que poderá ser feito no Crop, com conforto, agilidade e eficácia", explica.

Na nova unidade, três policiais e um coordenador serão responsáveis pelos trabalhos. Responsável pela gestão dos Crops, o Major Jeferson Ulisses Pires acredita que todo o processo de registro não deva durar mais do que 10 minutos. "Pela demanda inicial que diagnosticamos, três policiais são suficientes, mas nada impede que ampliemos o espaço, de acordo com a necessidade. No Santa Cruz Shopping, a média é de 50 ocorrências diárias, chegando a mais de mil por mês. É claro que se já houver pessoas sendo atendidas, a espera será maior maior. Mas uma vez sentada, a pessoa não demora mais do que 10 minutos para relatar seu caso e sair com o Boletim de Ocorrência", finaliza.

ACESSA.com - PM inaugura Crop no Independ?ncia Shopping

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!