Projeto Lucas oferece atendimento odontológico gratuito
Inaugurado neste mês em Juiz de Fora, o programa também realiza procedimentos básicos na área da saúde, além de oferecer quites de higiene pessoal e palestras
Repórter
11/6/2013
Atendimentos básicos odontológicos, como aplicação de flúor, limpeza e extrações simples, além de orientações para manter os dentes saudáveis e livre de cáries. Esta é a base do Projeto Lucas inaugurado em Juiz de Fora no dia 6 de junho. Desenvolvido pela Igreja do Evangelho Quadrangular, em parceria com a Secretaria de Saúde, o programa já atendeu mais de 15 mil crianças em diversos estados do Brasil e em países como Bolívia, Paraguai e Haiti. "Este projeto visa atender crianças de comunidades carentes que não têm condições de pagar um dentista. Tendo o Evangelho como nosso pilar. Afinal é através dele que chegamos até as crianças e suas famílias," explica o responsável pela implantação do programa em Juiz de Fora, vereador André Mariano (PMDB).
Além de serviço odontológico, o Projeto Lucas em Juiz de Fora também realiza alguns atendimentos básicos de saúde para a comunidade, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O programa que atendeu primeiramente os moradores do bairro São Pedro, tem a pretensão de funcionar de 15 em 15 dias, sempre aos sábados. Os agendamentos para os atendimentos devem ser feitos no gabinete do vereador André Mariano, no 4º andar da Câmara Municipal. "Qualquer comunidade de Juiz de Fora pode ser atendida. É só entrar em contato conosco. Atualmente contamos apenas com uma van, mas no futuro pretendemos ampliar o número de veículos e voluntários para atender, quem sabe, até nas escolas públicas," ressalta Mariano.
- Mesa redonda na Prefeitura marca início da Semana de Combate à Violência Contra o Idoso em JF
- Crianças com deficiência: sem garantia de direitos básicos
- Obra do Berço: grupo confecciona 350 enxovais por ano
O vereador destaca ainda que na inauguração do projeto cerca de 50 crianças e 60 adultos foram atendidos. "Os pequenos receberam quites com escova e pasta de dente, cedidos pela Secretaria de Saúde," afirma Mariano, destacando que cada edição também poderá contar com barracas, apresentação teatral, e brincadeiras para as crianças. O programa em Juiz de Fora atualmente com voluntários das áreas de enfermagem e odontologia.
O projeto
Criado pela Secretaria Geral de Missões, o Projeto Lucas é um trabalho de evangelização com engajamento social. Além dos atendimentos médicos e odontológicos, a população recebe doação de medicamentos e material de higiene para uso pessoal e ainda participa de palestras educativas. "O programa recebe o nome de Lucas, pois a Bíblia trata este evangelista como agente da saúde, afinal ele era médico. Com isso o objetivo do Projeto Lucas é desenvolver atividades da área da saúde e ao mesmo tempo, cumprir nosso papel de evangelizar," explica Mariano.
Somente em 2011, o programa atendeu quase 10 mil pessoas em 23 estados do país e mais 750 no Haiti. Em 2012, foram mais de 5 mil atendimentos no Brasil, Paraguai e Bolívia. Este ano, o Projeto Lucas já atendeu quase mil pessoas no país e outras 750 na cidade de Cochabamba, na Bolívia.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!