Recadastramento do CadÚnico termina no dia 30 de julho
Da Redação
Todas as famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico), abrangendo as beneficiárias do Programa Bolsa Família, e que estão com os dados desatualizados há mais de quatro anos, devem fazer a atualização até 30 de julho. Aqueles que não realizarem a atualização dos dados terão o cadastro excluído do sistema nacional. Segundo a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora, mais de 7 mil pessoas devem fazer o recadastramento.
Os beneficiários devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para o recadastramento, portando original e cópia da carteira de trabalho de todos os adultos da casa; do comprovante de renda (contracheque, declaração de renda, extrato bancário); do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), comprovante de aluguel ou moradia; da certidão de nascimento das crianças da casa; do CPF; do titulo de eleitor de todos os adultos; da conta de luz ou telefone; e da declaração escolar.
O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos. Ele permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e os dados de cada um dos componentes da família.
- Sisutec abre inscrições em agosto
- Divulgada lista com os novos contemplados do Bolsa Família em JF
- Mais de 1.800 pessoas já se cadastraram no Minha Casa, Minha Vida 2
O cadastro é a porta de acesso a qualquer programa social dos governos Federal e Estadual, como Bolsa Família, tarifa social de luz e telefone, isenção de inscrição em concursos públicos, recolhimento ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) da dona de casa e Minha Casa, Minha Vida.
Para garantir a boa gestão do Cadastro Único, qualquer alteração, como mudança de endereço ou renda, localização da escola dos filhos para o acompanhamento de frequência escolar e a composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal.
Para dúvidas ou outras informações referentes ao CadÚnico, basta entrar em contato com o Departamento de Transferência de Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone (32) 3690-7071.
Confira neste link as pessoas que devem fazer o recadastramento para a atualização dos dados. Segundo a Prefeitura, caso o nome de alguma pessoa que já fez o recadastramento esteja na lista, o aviso deve ser desconsiderado.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!