Parte dos estabelecimentos de JF fecha as portas no Dia do Comerciário
Repórter
Todos os estabelecimentos comerciais, atacado e varejo, representados pelo Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) não funcionaram nesta segunda-feira, 26 de agosto. O motivo é a comemoração do do Dia do Comerciário, data prevista na Convenção Coletiva do Trabalho 2012/2013 da categoria, no acordo de Condições Especiais do Trabalho firmado entre o Sindicomércio-JF e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Juiz de Fora (SEC-JF).
De acordo com a assessoria do Sindicomércio, o recesso é resultado de uma permuta entre os dois sindicatos por compensação de horas trabalhadas nos horários especiais programados no acordo coletivo, como nos sábados que antecedem datas comemorativas do comércio e nas semanas próximas ao Natal. Por isso, este dia é considerado uma folga compensatória e não um feriado.
- Contratações no comércio têm desempenho negativo pelo segundo mês consecutivo
- Comércio registra saldo negativo de 223 postos de trabalho em fevereiro
- Após fechar 2012 em baixa, indústria de transformação abre 349 novos postos de trabalho em JF
A assessoria do sindicato ressalta ainda que essa norma não abrange os prestadores de serviços, também representados pelo Sindicomércio-JF, pois a convenção coletiva de trabalho é diferente. Isso fez com que apenas alguns estabelecimentos como drogarias, restaurantes e imobiliárias funcionassem nesta segunda-feira, o que fez com que as ruas e galerias ficassem menos movimentadas em comparação a outros dias úteis, o que agradou a estudante Ana Trindade. "Esta rua (São João) é uma loucura de pessoas transitando para baixo e para cima nos dias comuns, mas hoje está uma tranquilidade só."
O Dia do Comerciário pegou algumas pessoas de surpresa como a cabeleireira Simone Vargas, moradora do município de Ubá. "Tinha uma consulta marcada para hoje e queria aproveitar para fazer umas compras para o meu salão. Mas chegando aqui, que descobri que o comércio não abriria." Mesmo assim Simone acha importante este recesso. "É bom saber que as pessoas do comércio tem pelo menos um dia de compensação, afinal elas trabalham muito."
O acordo não proíbe os empresários de trabalhar neste dia, desde que ele não convoque seus colaboradores. Mas o comerciante Afonso Ribeiro aproveitou o recesso para fazer pequenas reformas no estabelecimento. "Como funcionamos praticamente a semana toda, aproveitei hoje e ontem (22 de agosto) para fazer alguns reparos."
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!