Lojistas lamentam perdas financeiras após temporal em JF
Chuva pegou de surpresa estabelecimentos na região central da cidade
Repórter
11/12/2013
A forte chuva que caiu na tarde da última terça-feira, 10 de dezembro, além das inundações em diversos pontos, trouxe vários prejuízos financeiros para lojistas do Centro de Juiz de Fora, uma das regiões mais afetadas pelo temporal.
Um estacionamento na rua Braz Bernardino, por exemplo, ficou parcialmente inundado após a chuva. O gerente do estabelecimento, Kleyton Gomes, 34, lamentou o ocorrido. "A chuva veio muito forte. Os canos do prédio não aguentaram a vazão e quebraram. A água não está mais tão alta, mas não podemos abrir. Hoje é dia de tentar reverter a situação, limpar o que ainda está lá", diz.
- Temporal provoca alagamentos no Centro de Juiz de Fora
- Após discutir com marido, mulher se joga de carro no Centro de JF
- Operação Impacto apreende 30 quilos de pasta base de cocaína
No Braz Shopping, a correnteza que desceu da rua Espírito Santo entrou forte no local. Três lojas foram muito atingidas, conforme relato da proprietária de uma delas, Ondina Gonzaga. "Sou lojista há 15 anos e foi a primeira vez que vi algo assim. Foi muita água trazendo muita sujeira. Eu, com 64 anos, tive que carregar bancos e mercadorias para o andar de cima para não ter prejuízos financeiros. Depois do temporal, ainda ficamos até 19h30 limpando a loja", conta.
No mesmo shopping, duas lojas da mesma franquia foram invadidas pelas águas. O proprietário delas, Ronald Santhiago, 55, que também é subsíndico do condomínio, conta sua versão. "Foi um caos. Em 20 anos aqui, nunca vi nada parecido. Não tive prejuízos maiores, porque outros lojistas vieram nos ajudar a salvar mercadorias. A água entrou dentro das duas lojas", afirma.
Em uma galeria na avenida Rio Branco, próxima à rua Marechal Deodoro, uma loja de brinquedos teve seu estoque invadido pelas águas. A informação foi confirmada pelos funcionários, mas ninguém quis gravar entrevista. Por outro lado, a proprietária de um sebo, Dinair dos Reis, 51, conta o que viu. "Fiquei sabendo que teve gente presa dentro do elevador do prédio ao lado, que a queda de energia deixou uma loteria sem ação. Aqui, nós fechamos assim que a luz parou. Entrou pouca água, nossa vitrine já é vedada com silicone porque estamos na parte aberta da galeria e qualquer chuva pode nos afetar", garante.
Limpeza
O dia amanheceu em Juiz de Fora com o Demlurb trabalhando para limpar as ruas que foram mais afetadas pelo temporal. Em um multirão, o órgão se dividiu em equipes para atuar em diversos pontos da cidade. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, o departamento está promovendo varrição e raspagem das vias, além de lavação com auxílio de um caminhão-pipa, quando necessário.
O Demlurb irá atuar até o final do dia nas avenidas Rio Branco e Presidente Itamar Franco, na região central, além das ruas Espírito Santo e Santo Antônio. Também há equipes trabalhando nas avenidas Sete de Setembro, no Costa Carvalho; e dos Andradas, no Morro da Glória; na rua São Mateus, no bairro de mesmo nome, e também em vias do bairro Granbery e na Praça Antônio Carlos, no Centro.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!