Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013, atualizada às 15h35

Moradores reclamam dos buracos nas ruas de Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter
Buraco

Moradores dos bairros de Juiz de Fora estão reclamando dos buracos e rachaduras pelas ruas da cidade. As queixas são registradas em diversos locais, entre eles os bairros Santa Luzia e Ipiranga, na Zona Sul, Nova Era, na Zona Norte e Ladeira, na Zona Leste. Com a chegada do período das chuvas, a situação se complica ainda mais em determinados pontos da cidade.

Moradora do bairro Santa Luzia, a funcionária pública aposentada Juracy Menezes, de 73 anos, denuncia as constantes aberturas de buracos na avenida Almiro Ribeiro Toledo, uma das principais vias de acesso do bairro Jardim de Alá. "É uma pouca vergonha. Tem buracos na rua que a Empav cobre de qualquer jeito e depois abre o buraco de novo", diz.

Juracy registra ainda as falhas da rede pluvial da rua Jerônimo Rocha, onde mora. Segundo ela, a água das casas é despejada diretamente na via, o que prejudica a conservação do calçamento. "A água é jogada na rua, escorre durante o dia todo, não tem rede pluvial. Da minha casa eu não jogo, porque a água é limpa e já cai direto na rede de esgoto. Eu acho um absurdo esse descaso", desabafa.

Silvania A presença dos buracos também é notada em outros bairros da região. A aposentada Silvânia Aparecida, de 50 anos, registra o frágil calçamento da rua Olívia Moreira, no Bela Aurora. "Nessa rua, tem um buraco que é um perigo. Os asfalto está arrebentado e corre o risco do ônibus afundar." Ela diz que funcionários da prefeitura já estiveram no local duas vezes para averiguar a rua e, segundo a moradora, "estava tudo oco por baixo do asfalto", relata.

Zonas Norte e Leste

Os buracos no calçamento também são uma realidade dos moradores do bairro Nova Era, na Zona Norte de Juiz de Fora. A dona de casa Waniele Aparecida Benedito de Paula, 29, registra falhas no calçamento do bairro. "São muitos bueiros entupidos em Nova Era. A chuva desce pelos morros e as ruas ficam inundadas. Quando chove, os bueiros ficam cheios e isso prejudica o asfalto. Moro na rua Guimarães Júnior e na rua de cima da minha casa, onde o ônibus passa, tem um buraco onde o transporte público já agarrou a roda umas quatro vezes", conta.

No bairro Ladeira, na Zona Leste de Juiz de Fora, a rua José Inácio da Trindade está interditada há pelo menos dois anos e tem provocado transtornos aos moradores. De acordo com a aposentada Maria Aparecida Pereira Amado, 70, a via "foi calçada e com as chuvas antigas, a metade da rua desmoronou. Não passa carro, só moto. É um problema sério. Quando a gente precisa acionar a viatura da polícia, eles só conseguem ir até a metade do caminho. A Cesama vai e deixa os buracos lá por muito tempo sem arrumar", reclama.

Falta consciência

As moradoras concordam sobre o problema das inundações causadas no período das chuvas, tornando o asfalto mais frágil. De acordo com Juracy, o acúmulo de água também pode ocorrer por falta de consciência de alguns moradores. "O povo não coopera. O rio que passa dentro de bairro [Santa Luzia] vai aumentando porque o povo joga imundícies, lixo e até móveis dentro do córrego. Também põem o lixo na véspera do dia da coleta. É claro que existe o desmazelo das autoridades, mas o povo tem que ajudar. Deviam colocar um fiscal para multar esses casos", propõe.

Moradora do Jóquei Clube, a técnica de enfermagem Ana Maria Cristina Nazareth, 44 anos, enfatiza que é preciso que a população tenha mais consciência para colaborar com a limpeza urbana. "A sujeira gera muitos transtornos. As chuvas fortes causam o caos que, a cada ano, tem ficado pior. Vejo buracos nas ruas e os pedestres e motoristas correndo riscos. A resposta da prefeitura é lenta, mas aos poucos eles vão resolvendo, mas a população tem que colaborar."

Operação Tapa Buracos ganha reforço no período das chuvas

A assessoria de comunicação da Secretaria de Obras (SO) informa que a Empresa de Pavimentação Urbana (Empav) realiza a operação Tapa buracos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Com o crescimento da demanda do período das chuvas, o trabalho também está sendo realizado aos sábados pela manhã. A SO informou ainda que a prioridade está voltada para os locais afetados pelas chuvas e que continua trabalhando para minimizar os problemas dos moradores. Os cidadãos que tiverem problemas com buracos, quedas ou necessidade de podas de árvores devem solicitar pelo telefone (32) 3690-Caminhão tomba7558 ou no Espaço Cidadão, localizado no parque Halfeld.

A assessoria ainda explica que é importante o auxílio da população para procurar os serviços, avisando sobre os problemas que ocorrem na rua através dos contatos disponibilizados.

Caminhão afunda em rua do bairro São Bernardo

Um caminhão caçamba tombou na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro na rua Cesário Alvim, no bairro São Bernardo, depois que o asfalto cedeu. O flagra foi registrado pelo internauta Wilson César.

ACESSA.com - Moradores reclamam dos buracos nas ruas de Juiz de Fora

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!