Samu Regional entrará com ação contra operadoras de telefonia

Ação será protocolada junto à Promotoria de Defesa da Saúde na Justiça Federal

Eduardo Maia
Repórter
18/03/2014
Samu Regional

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste(Cisdeste), que gerencia o Samu Regional em Juiz de Fora, ingressará na tarde desta terça-feira, 18 de março, com uma representação no Ministério Público contras as operadoras Oi, Vivo, Claro e Tim, em razão do descumprimento de um acordo que unifica as chamadas do telefone 192 diretamente para a sede da central, em Juiz de Fora. Segundo eles, o prazo final para o cumprimento da medida seria até o último dia 13 e ainda há falhas no encaminhamento das ligações realizadas nos 94 municípios atendidos pelo Consórcio.

A representação será protocolada junto à Promotoria de Defesa da Saúde na Justiça Federal. Segundo o secretário executivo João Paulo Damasceno, não é possível oferecer mais prazo para que as operadoras regularizem a situação. "As operadoras querem mais tempo e a gente não pode dar mais. Nós dependemos da própria operadora para fazer o serviço e isto está sendo realizado de modo precário. Estamos lidando com vidas e não dá mais para esperar", afirma.

Damasceno explica que a operadora Oi é a responsável pela unificação das linhas de todas as operadoras. No momento, apenas as linhas de telefonia fixa da Oi caem na central. As demais, Claro, Vivo, Tim e Oi Móvel são direcionadas para outras unidades, comprometendo a finalidade do atendimento centralizado. "Algumas ligações realizadas por celulares dessas operadoras em Juiz de Fora estão caindo no Samu Municipal, que fica na rua Benjamin Constant. Estas ligações têm que ser direcionadas para a Central, para que seja oferecido o atendimento rápido e orientado à vítima", explica.

João Paulo DamascenoAinda segundo Damasceno, o número de ligações recebidas na unidade deve dobrar quando os serviços forem efetivamente regularizados. Estima-se que durante o mês de março, o Samu Regional receba cerca de 20 mil chamados, numa média de 700 atendimentos por dia. "A nossa expectativa é que esse número chegue a 40 mil telefonemas quando todas as operadoras estiverem funcionando."

Em resposta à ACESSA.com, a Oi informa que está finalizando os últimos ajustes para que o serviço funcione integralmente. A TIM alega que ainda não foi intimada da representação e que irá se manifestar no momento oportuno. A Vivo, por sua vez, ainda não foi notificada e não quis se manifestar. A reportagem entrou em contato com a Claro e aguarda o posicionamento sobre o assunto.

Consórcio atende 94 municípios

Os técnicos de enfermagem que trabalham na Central Operativa recebem o chamado pelo 192 dos 94 municípios conveniados com a rede na Zona da Mata. Com a identificação do local de onde o socorro foi acionado, os agentes buscam pelo mapa qual a ambulância do Samu mais próxima para prestar o atendimento e qual o hospital é capacitado para atender à enfermidade.

Damasceno explica que a intenção do Cisdeste é integrar os serviços de atendimentos de urgência e emergência para otimizar o atendimento e evitar que mais de um serviço realize o atendimento ao paciente. "Já estamos conversando com o Corpo de Bombeiros para unificar o atendimento do Samu com o do Resgate, do 193. Eles também vão começar a trabalhar na Central Operativa, em breve. Estou aguardando apenas que o serviço de telefonia funcione para que isso seja viabilizado da melhor forma possível", revela.

A cidade de Juiz de Fora conta hoje com oito unidades de suporte para o atendimento do Samu, sendo duas de atendimento avançado e seis de atendimento básicos. Destas seis, duas serão alocadas na Zona Norte, duas no São Pedro e duas na avenida Brasil, junto à sede do Corpo de Bombeiros.

ACESSA.com - Samu Regional entrar? com a??o contra operadoras de telefonia

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!