Segunda-feira, 31 de março de 2014, atualizada às 12h42

Ligações da Oi ainda apresentam falhas na operação do Samu Regional

Eduardo Maia
Repórter
Bruno Siqueira

As ligações realizadas para o telefone 192 pelas linhas da operadora Oi Móvel ainda apresentam falhas no direcionamento para a Central Operativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste de Juiz de Fora (Cisdeste), o Samu regional.

De acordo com o secretário-executivo, João Paulo Damasceno, a operadora alega que o encaminhamento das ligações já está todo normalizado, mas ainda há falhas. "Ainda tenho problemas com a operadora Oi. As ligações caem no Samu Municipal, na Benjamin. O processo já está na Justiça e estamos pedindo ao promotor que nos ajude sobre isso. Embora eu tenha documentos da Oi dizendo que tudo está funcionando normalmente, ainda não está", diz.

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) visitou hoje a sede da Central Operativa para conversar sobre os ajustes necessários para desativar o Samu municipal e direcionar todo o atendimento de urgência e emergência ao consórcio. "Em parceria com a prefeitura, nós pedimos que não desativasse a unidade para que a população não ficasse desassistida. Pedimos ao prefeito que mantivesse o Samu Municipal até as operadoras resolverem o problema", solicitou o secretário.

De acordo com Bruno, apesar das falhas das operadoras, o sistema já tem demonstrado resultados satisfatórios. "Nós estamos investindo no Cisdeste, junto aos outros municípios, para fazer esta integração da região. O sistema está mais organizado, mais bem estruturado. O grande problema que tínhamos em relação à ortopedia, já está sendo resolvido. Pagamos cerca de R$ 2 milhões e estes investimentos são feitos na contratação de novos profissionais, novas estruturas para atender a urgência e emergência", afirma.

Bruno avalia como positivo o direcionamento da urgência e emergência aos outros hospitais da rede, Maternidade Terezinha de Jesus, Santa Casa e João Felício, desafogando o número de atendimentos no hospital municipal. "O HPS hoje tem uma demanda menor. Estamos em fase final de estudos para fazer uma melhora no salário dos médicos. Em 2014 vamos melhorar a urgência e emergência, a atenção primária com a chegada dos cubanos e mais um concurso público para a contratação de novos médicos", anuncia.

A ACESSA.com aguarda o posicionamento da operadora Oi.

Atendimento 193 já está sendo realizado na Central Operativa

Damasceno informa que o atendimento de Resgate do Corpo de Bombeiros (193) já está sendo realizado dentro da Central Operativa. "Com o Corpo de Bombeiros aqui é possível evitar que mais de uma unidade preste atendimento para um chamado. Conseguimos assim integrar o atendimento e garanti-lo no menor tempo possível", explica o secretário.

Em Juiz de Fora, oito ambulâncias ficam em pontos estratégicos: duas no posto avançado do Corpo de Bombeiros da Zona Norte, duas no posto da corporação da Cidade Alta, duas no quartel da Avenida Brasil, Centro e duas Unidades de Suporte Avançado no Samu Regional, Bairro São Dimas.

ACESSA.com - Liga?es da Oi ainda apresentam falhas na opera??o do Samu Regional

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!