Seu bichinho também precisa de cuidados especiais no verão
Repórter
As altas temperaturas que várias cidades do Brasil estão sendo expostas neste verão, inclusive Juiz de Fora, merecem cuidados especiais para várias áreas da saúde humana. No entanto, para o seu pet, o forte calor também incomoda e o mascote da casa precisa de uma atenção especial para suportar as altas temperaturas.
Segundo a veterinária Aline de Carvalho Moreira, que atende na Clinical Vet Pet Center, no bairro São Pedro, uma das principais preocupações deve ser com o pelo do animal. "É preciso manter os pelos curtos e aparados. É importante que o pelo fique sempre limpo, para evitar que pousem moscas, e assim, evite berne e miíase, que é a bicheira", explica.
O passeio com o animal também necessita de atenção especial. A veterinária explica que é importante evitar os horários mais quentes. "É importante evitar andar com os cães no asfalto quente, já que isso pode causar dermatite nas patas", comenta. A alimentação também deve receber cuidados. "A água deve ser trocada mais vezes ao dia, pelo menos três. Além disso, eles podem comer menos do que o habitual, inclusive podendo pular refeições. E isso é considerado normal", revela.
Para a convivência com o animal dentro de casa, Aline recomenda que se mantenha uma temperatura agradável, nada de muito exagero no ar-condicionado ou nos ventiladores. "É como se estivesse cuidado de uma criança", conta. Por fim, a veterinária destaca a importância de se manter as vacinas em dia. "Nessa época, doenças relacionadas ao parvovírus costumam aparecer mais em cães com até quatro meses de vida, então, recomenda-se deixá-los vacinados", conclui.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!