Motoristas preveem dificuldades no novo sistema de estacionamento rotativo em Juiz de Fora
Área Azul digital entrou em funcionamento nesta segunda. Usuários já encontram problemas no serviço
Repórter
2/03/2015
O novo sistema de estacionamento rotativo de Juiz de Fora, a Área Azul Digital, gerido pela empresa Estapar, entrou em funcionamento nesta segunda-feira, 2 de março. E, logo no primeiro dia de funcionamento, já gerou reclamações de alguns motoristas, embora tenha sido bem aceito por outros
Durante a manhã, a reportagem do Portal ACESSA.com acompanhou o funcionamento do parquímetro instalado na esquina das ruas Floriano Peixoto e Santo Antônio e conversou com os usuários. Entre elogios, críticas e sugestões, o novo sistema gerou um pouco de desconfiança, principalmente para os mais velhos.
- Uso excessivo de omeprazol pode causar osteoporose e alterações no fluxo intestinal
- Manifestantes pedem justiça no caso Goldoni
- A natureza não tem partido político
Para o balconista Marcelo Vale, 38, a limitação do sistema de aceitar apenas moedas, recusando o uso de cédulas, pode ser uma dificuldade para os motoristas. "Eu acho que vai ficar meio complicado para os usuários por conta dessa limitação para poder comprar. A gente vai ter sempre que ficar andando com troco, e isso vai dificultar. Essa tecnologia é mais prática, mas tem essa desvantagem. Uma vantagem é a utilização do aplicativo, que não precisaria vir ao carro para renovar a vaga e pode comprar o bilhete muito mais rápido, sem precisar sair de onde está", diz.
O consultor comercial Anderson Cristian, 33, recebeu orientação da funcionária da empresa e considerou complicado o serviço. "Eu acho que a gente que é mais novo vai ficar mais fácil. Eu presenciei um senhor recebendo orientações e a gente vê que é complicado para eles entenderem", opina. O aposentado Renato Ribeiro, 69, recebeu as dicas, mas diz aguardar para opinar. "Parece tudo normal, mas vamos aguardar para começar a funcionar. No começo tudo é complicado, depois a gente vai aperfeiçoando", comenta.
O aposentado Luiz Carlos Amaral, 61, avaliou a explicação recebida pela funcionária e não viu problemas na utilização do sistema. "Ela me explicou tudo direitinho, 100%. Não vi problema nenhum", revela. Por outro lado, o advogado Lourival Brasil, 49, é de Valença (RJ), veio à Juiz de Fora e se disse confuso. "Eu comprei o tíquete antigo, deixava no carro, e hoje estou perdido. Essa questão de só aceitar moeda vai prejudicar o usuário. A maioria não anda com moeda, isso é coisa mais pro comércio", acredita.
Novo modelo
O sistema passa a ser administrado pela empresa Estapar e permanecerá com as vagas destinadas apenas para carros. A implantação de vagas para motos e estacionamento noturno ainda não foi realizada.
A nova tarifa é de R$ 2. O cidadão que ainda portar o tíquete antigo poderá realizar a troca por crédito na Central de Atendimento da Estapar, na rua Olegário Maciel 45, Santa Helena. O telefone de contato é o 3025-0001.
A compra de créditos poderá ser realizada pelo aplicativo Vaga Inteligente ou através do site. Ainda há as opções do cartão eletrônico recarregável, que pode ser adquirido na Central de Atendimento, ou pelos parquímetros instalados em diversos pontos da cidade que contam com a Área Azul.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!