Mesmo com mandado judicial, criança de seis anos morre à espera de vaga na UTI infantil
Enquanto aguardava vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil, do Sistema Único de Saúde (SUS), Rihanna Fernandes, de 6 anos, morreu na última segunda-feira, 25 de maio. Conforme o diretor-presidente do Instituto Vitória, Antônio José Furtado, que assistia à família, com apoio aos cuidados com a menina, a mãe, Jovânia Fernandes, conseguiu mandado judicial que obrigava a internação, mas não foi atendida a tempo. "Vamos mover uma ação pedindo a investigação do porquê a família não conseguiu a vaga mesmo com o mandado. Já acompanhávamos a luta desta família, que tinha dificuldades para conseguir ambulância para o tratamento, remédios e insumos", destaca. O enterro foi na segunda, no Cemitério Municipal.
Rihanna tinha uma doença rara, conhecida como Síndrome de Jeune, que ataca o sistema respiratório. Os familiares informaram que ela passou mal na última sexta, 22, e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Benfica. O estado de saúde dela piorou e os médicos disseram que não tinha vaga disponível pelo SUS em nenhuma UTI infantil. A família conseguiu um mandado judicial, para que fosse feita a internação em hospital particular, até a liberação de vaga no SUS, mas, mesmo assim, a transferência não foi feita.
- Comissão de Saúde identifica falta de medicamentos na Uaps de Santa Luzia
- PJF abre inscrições para contratação de Médico Saúde da Família
- Vacinação contra a gripe é prorrogada até a próxima sexta-feira
A Secretaria de Saúde foi procurada para se posicionar sobre o caso, mas não chegou a dar o retorno até o fechamento da matéria.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!