Toneladas de lixo são expostas no Centro para conscientizar população

Agentes vão fiscalizar o cumprimento da lei municipal que proíbe qualquer cidadão de jogar lixo nas vias públicas da cidade

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
27/05/2015

lixo

Para conscientizar a população à não jogar lixo no chão, o Demlurb deixou exposto uma montanha com cerca de quatro toneladas de lixo nesta quarta-feira, 27 de maio, na praça Antônio Carlos. Todo o resíduo usado na ação foi recolhido pela equipe de varrição das ruas do Centro na última terça-feira, 26. Em vez de ser levado para o Centro de Tratamento de Resíduos de Dias Tavares, procedimento padrão do departamento de limpeza, o lixo está em exposição. A ação faz parte da campanha "Operação JF+Limpa", que empenhará na quarta e quinta-feira, 27 e 28, servidores do departamento de Fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), o Demlurb, a Guarda Municipal e a Polícia Militar para fiscalizar o cumprimento da lei 12.294, que proíbe qualquer cidadão de jogar lixo nas vias públicas de Juiz de Fora.

Além da praça Antônio Carlos, os agentes estarão na praça da Estação, Calçadão e parque Halfeld. Já no dia 28, as equipes atuarão no bairro Manoel Honório e novamente no parque Halfeld. Como previsto em lei, em caso de flagrante o cidadão receberá a advertência por escrito.

Além da montanha com o lixo, a praça abrigou um estande do setor de Educação Ambiental do Demlurb. A equipe apresenta produtos confeccionados com materiais recicláveis, além de passar orientações sobre coleta domiciliar e seletiva, a forma correta de descarte do lixo e medidas para mantermos a cidade limpa. Os motoristas que passarem pelo local também vão receber lixeiras para carros produzidas pelas acauteladas da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires.

Multas lei do lixo

Ainda de acordo com a legislação, em caso de reincidência, a multa para volumes pequenos, que tenham tamanho igual ou menor ao de uma lata de refrigerante, é de R$ 50. Para resíduos maiores que uma lata de refrigerante até o limite de uma sacola plástica de 20 litros, a multa é de R$ 150. Em caso de reincidências, o valor será dobrado. A Operação se estenderá nos próximos dias.

A secretaria destaca o aspecto educativo, que visa prioritariamente a conscientização das pessoas na manutenção das condições de limpeza dos logradouros públicos. A SAU pede apoio à população no sentido de não jogar resíduo nas ruas ou em terrenos baldios, descartar em lixeiras ou doar garrafas plásticas, vidros e papéis para associações de reciclagem.

ACESSA.com - Toneladas de lixo s?o expostas no Centro para conscientizar popula??o

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!