Mais de três mil mídias piratas são apreendidas no bairro São Pedro
Mais de três mil mídias piratas e equipamentos de gravação utilizados para a fabricação dos CDs, DVDs, e jogos falsificados foram apreendidos pelos policiais da 1ª e 2ª Delegacia da Polícia Civil, no bairro São Pedro. Durante a ação, iniciada na última sexta-feira, 24 de julho, os investigadores conseguiram chegar até o vendedor e fabricante das mídias, 40 e 65 anos, que foram presos, mas pagaram fiança e vão responder em liberdade.
Conforme o delegado Eduardo de Azevedo Moura, esta é a primeira etapa da operação, que pretende desmantelar a produção de mídias piratas também em outros pontos de Juiz de Fora. "Estamos há cerca de 40 dias investigando a base destes crimes para conseguir chegar a fonte da fabricação, pois se prendêssemos apenas o vendedor as investigações seriam superficiais. Através das denúncias de moradores das proximidades conseguimos ter êxito nesta primeira etapa", afirma.
Intitulada como crime satélite, a pirataria é considerada pelo delegado como a matriz que desencadeia outras infrações, como sonegação e transporte irregular. Moura conta que a primeira abordagem aconteceu próximo a nova rodovia BR-440, já a matriz de fabricação dos falsificados estava em uma casa também próxima do local. "Tudo indica que o homem passava estes produtos para outras pessoas comercializarem." Todo o conteúdo e aparelhagem foi avaliada em R$ 30 mil. Os dois homens respondem pelo crime de violação do direito autoral, previsto no artigo 184, do Código Penal.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!