Bombeiros reforçam ações preventivas no Carnaval com dicas de segurança
Iniciativas simples podem evitar acidentes e garantir a segurança de todos que participam do Carnaval em Minas Gerais. Um dos grandes responsáveis pelo aumento das ocorrências e acidentes é o comportamento do folião. Por isso o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais dá dicas de segurança para que todos aproveitem a folia tranquilamente.
O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Fabrício Rocha Xavier, da Diretoria de Atividades Técnicas, orienta os foliões que participam de shows, blocos e trios elétricos. "É importante manter distância segura do palco e do veículo do trio elétrico para não correr o risco de atropelamento, alerta". De acordo com uma Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros, o ideal seria que os foliões ficassem pelo menos dois metros de distância do caminhão.
- Caseiro é preso por envolvimento com tráfico de drogas no bairro Grama
- Internauta denuncia criadouro de mosquito em casa no bairro Santa Cecília
- 181 Disque Denúncia auxilia na prisão de quase 21 mil criminosos em Minas Gerais
Ainda de acordo com as instruções, o folião precisa estar atento para não cair ou trombar em obstáculos, como galhos de árvores, placas de sinalização e localização. Os trios devem ter uma barreira de proteção de 92 cm para evitar queda das pessoas de cima dos veículos.
Se houver algum tumulto, a orientação do militar é que a pessoa se afaste da aglomeração imediatamente. "Em caso de queda ou atropelamento de alguém, é importante manter a vítima no local e acionar o socorro", diz o tenente Xavier.
Neste ano, a capital mineira prevê reunir cerca de 1,6 milhão de pessoas. Do público esperado para 2016, a expectativa da Belotur – órgão municipal de turismo - é que 1,3 milhão de foliões participem dos desfiles dos blocos carnavalescos.
Fogos de artifício
O uso de fogos de artifício e serpentinas metálicas é também outro grande risco desse período. Os fogos são responsáveis por queimaduras e lesões graves e, no caso das serpentinas, o contato desses objetos com a rede elétrica pode provocar curto circuito. As serpentinas metálicas, inclusive, tiveram sua comercialização, distribuição e utilização proibidas desde 2012. (lei estadual 20374, DE 09/08/2012).
Para os foliões que vão brincar o Carnaval em locais fechados, veja abaixo o infográfico com as dicas dos Bombeiros:
As crianças também devem ser mantidas por perto. "É importante o responsável colocar na criança algum tipo de acessório com identificação", recomenda o tenente. Em caso de a criança se perder, esse acessório com as informações pessoais facilita a localização dos pais. Ao encontrar uma criança perdida, ela deve ser levada até um agente público de segurança. Se perder uma criança, procure-a na delegacia mais próxima.
A última recomendação do militar é não ingerir bebida alcoólica se for dirigir. Em caso de emergências a população pode acionar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais pelo 193, o Samu pelo 192 e a Policia Militar pelo telefone 190.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!