40 mil pessoas devem desfilar na Banda Daki neste sábado em JF
40 mil pessoas devem desfilar na Banda Daki neste sábado em JF
A Guarda Municipal de Juiz de Fora estará presente no apoio ao desfile da Banda Daki, que acontece neste sábado, 1º de março. Estão escalados para o evento 43 guardas municipais, sendo 36 homens e 7 mulheres. Eles atuarão em prevenção ostensiva nas praças públicas de domínio do município localizadas no trajeto do desfile, bem como em apoio a agentes de trânsito e à fiscalização de posturas, que empenhará cerca de 20 fiscais somente para a Banda Daki e área central.
O trabalho será voltado para a atividade-fim da Guarda Municipal, na proteção dos bens, serviços e instalações do município. Haverá guardas nos postos fixos no Parque Halfeld, na Praça do Riachuelo e no Espaço Cidadão Centro (antigo JF Informação). A equipe móvel de supervisão fará ponto-base nas imediações da concentração e dará suporte aos demais postos, assim como à equipe de motopatrulhamento.
- Blocos animam o Centro de Juiz de Fora nesta sexta
-
Homenagem
Antes do show, no entanto, a Banda Daki irá entregar ao vereador Isauro Calais (PMN) a Comenda da agremiação carnavalesca, entregue pela primeira vez em 2014 aos que contribuem com o Carnaval da cidade. Isauro é o autor da lei que transformou a banda em patrimônio Cultural de Juiz de Fora. A entrega será feita por Zé Kodak na concentração do desfile, por volta das 11h30.
Trânsito
Para a realização do evento, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) promoverá intervenções no transporte e no trânsito na área central da cidade, a partir da meia-noite de sábado. As alterações serão realizadas à medida que o evento for se desenvolvendo e contará com a atuação e o apoio de agentes de trânsito e de policiais militares. A liberação da avenida Barão do Rio Branco está prevista para às 19 horas, podendo evoluir de acordo com a avaliação do responsável pelo policiamento de trânsito. Será garantido aos moradores, de toda a área interditada, o acesso às suas residências.
A partir de meia-noite será impedido o estacionamento nas ruas Jarbas de Lery dos Santos e Roberto de Barros e na avenida Presidente Itamar Franco, entre a Avenida Barão do Rio Branco e rua Batista de Oliveira. Também a partir deste horário será invertida a circulação da rua Rei Alberto, que passará a operar no sentido avenida Barão do Rio Branco/rua Santo Antônio.
A partir das 17 horas será proibido o estacionamento de veículos na rua Paulo de Frontin. Entre 8h30 e 13 horas serão interditadas as seguintes vias: avenida dos Andradas, entre as ruas Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Silva Jardim; rua Paula Lima, entre a rua Doutor João Pinheiro e a avenida dos Andradas; rua Santo Antônio, entre as ruas Barão de Cataguases e Paula Lima.
Às 12 horas será impedido o trânsito de veículos nas seguintes vias: avenida Barão do Rio Branco (pista central), entre a rua Barão de Cataguases e a avenida Doutor José Procópio Teixeira; avenida Barão do Rio Branco (pista lateral, sentido Manoel Honório/Bom Pastor), entre as ruas Barão de Cataguases e Espírito Santo; avenida Barão do Rio Branco (pista lateral, sentido Bom Pastor/Manoel Honório), entre as ruas Espírito Santo e Barão de Cataguases; rua Santa Rita, entre a rua Batista de Oliveira e a avenida Barão do Rio Branco; rua Fernando Lobo; rua Floriano Peixoto, entre a rua Santo Antônio e a avenida Getúlio Vargas.
Entre 8h30 e 12 horas a circulação está planejada para ser realizada da seguinte forma:
- A rua Santo Antônio, entre as ruas Barão de Cataguases e Paula Lima, estará interditada, devendo os veículos com destino à zona norte seguirem pela ruas Barão de Cataguases, Doutor João Pinheiro, Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Avenida dos Andradas.
- O tráfego de veículos na Avenida dos Andradas, com destino à zona sul, será desviado na interseção com a rua Mariano Procópio, em direção à avenida Barão do Rio Branco (Mergulhão). O fluxo na avenida dos Andradas será desviado para as ruas Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Doutor João Pinheiro.
- No momento em que a Banda Daki cruzar a rua Barão de Cataguases, entre as avenidas dos Andradas e Barão do Rio Branco, o tráfego de veículos, sentido Centro/Zona Norte e Cidade Alta, deverá ser desviado para as avenidas Francisco Bernardino, Barão do Rio Branco, rua Marechal Setembrino de Carvalho, avenida Brasil (margem esquerda), rua Américo Lobo e Ponte Domingos Alves Pereira.
- Os desvios serão efetuados pelos agentes de trânsito e/ou policiais militares, podendo haver alteração de horário, de acordo com a avaliação do supervisor ou técnico responsável pelo trânsito no dia do evento.
- Durante o período de desfile na avenida Barão do Rio Branco, entre as avenidas dos Andradas e Getúlio Vargas, o controle de trânsito será feito pelos agentes de trânsito e/ou policiais militares de forma dinâmica, interditando e liberando as vias em função da passagem da banda.
Para após as 12 horas são indicados os seguinte desvios: no sentido Manoel Honório/Bom Pastor, Avenida Barão do Rio Branco e Rua Barão de Cataguases. No sentido oposto, avenidas Barão do Rio Branco, Presidente Itamar Franco, Barão do Rio Branco e Rua Espírito Santo.
Serviço de táxi
Os táxis do ponto de número um, localizado no Parque Halfeld, deverão entrar e sair pela rua Marechal Deodoro, não podendo acessar a avenida Barão do Rio Branco. O ponto de táxi livre, número três, situado na rua Floriano Peixoto, ficará liberado, devendo o taxista circular pela rua Santo Antônio. O ponto de táxi de número cinco, localizado na Catedral Metropolitana, será transferido para a rua Fernando Lobo, devendo os taxistas acessarem e sair do mesmo pela rua Santo Antônio. Já o ponto de táxi da rua Paulo de Frontin será desativado.