Mostra A obra e a coleção é aproximações em Murilo Mendes é inaugurada
Mamm recebe a exposição A obra e a coleção – aproximações em Murilo Mendes
A pintura moderna chega ao Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da exposição A obra e a coleção – aproximações em Murilo Mendes. A mostra, toda montada com obras do acervo do poeta, é constituída por 54 trabalhos de importantes nomes das artes plásticas do Brasil e do mundo: Pablo Picasso, Juan Miró, Max Ernst, Cândido Portinari, Oswaldo Goeldi, Ismael Nery e Vieira da Silva. Ao todo 36 artistas fazem soar, por meio de seus pincéis, os acordes dissonantes do tracejado moderno. Embora abarque um único período -o modernismo-, a mostra consegue apresentar as multiplicidades de matizes técnicas exploradas no período. O visitante poderá conhecer trabalhos em litografia, gravura, pintura, técnica mista, xilogravura, colagem, entre outras tantas.
A exposição foi concebida para identificar o ponto de convergência entre a obra do escritor e o seu apurado gosto estético. Em diversos textos e poemas, Murilo Mendes comenta de suas impressões sobre o trabalho de inúmeros artistas, fossem eles pintores, escultores ou companheiros de ofício. O hábito de fazer das artes plásticas tema recorrente de seus poemas, fez com que o crítico José Guilherme Merquior sugerisse a categoria "poesia de cultura" para classificá-lo. A respeito de Murilo Mendes comenta Merquior. "Mas nem todos poetas são de cultura, isto é, sabem fazer da matéria cultural o cerne de sua temática."
- Festival Internacional de Música abre vagas em 37 cursos
- Festival Nacional de Dança começa na próxima semana em Juiz de Fora
A obra e a coleção – aproximações em Murilo Mendes será inaugurada nesta quinta-feira, 20 de junho, às 20h. Os trabalhos estão expostos na galeria Convergência até 18 de agosto, com visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos das 13h às 18h.
Coral Gravoche
A abertura da exposição contará com a apresentação do Coral Gravoche. O projeto é uma iniciativa de alunos e professores do curso de Letras da UFJF. No repertório da noite de abertura The Beatles cantados no peculiar sotaque da língua francesa.