MPB e musicalidade mineira embalam primeiro CD de Dudu Costa
Show de lançamento do álbum Império de Sal ocorre nesta sexta, no Pró-Música. O trabalho foi contemplado pela Lei Murilo Mendes
Repórter
16/8/2012
As canções são embaladas pelo mar e pela praia. Mas seguem rumo às montanhas de Minas Gerais. Intitulado O Império de Sal, o primeiro trabalho do músico e compositor Dudu Costa traz uma maturidade do artista, que completa dez anos de estrada. Ao som de MPB, mas com enfoque na música mineira, o disco será lançado nesta sexta-feira, 17 de agosto em show que ocorre no Pró-Música, às 19h30.
Os trabalhos para a realização deste primeiro álbum começaram após a contemplação da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura em 2010. "Foi a terceira vez que tentei, mas a iniciativa veio no momento certo. Minhas composições e trajetória musical estava mais maduras e acabaram resultando em um trabalho de melhor qualidade", explica o músico. Ele acrescenta dizendo que parte das músicas já existiam e outras foram compostas durante o projeto de criação, com ajuda de diversos amigos da cidade, como Lucas Soares, Roger Resende, Daniel Lovisi, Hudson Coelho, Arnaldo Huff, Wesley Carvalho, Duty Botti e Juliana Stanzani.
- Alceu Valença faz homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga
- Após sucesso do primeiro CD, banda de metal Glitter Magic lança clipe oficial
"Ao longo do processo de escolha do repertório, fui percebendo que boa parte das canções eram ambientadas no universo marítimo, praieiro, de pescador. Unificamos o conceito e criamos a identidade do álbum", diz Dudu. A faixa de abertura do disco leva o nome do álbum, Império de Sal. A arte do CD tem a artista Valéria Faria à frente, que soube captar o clima das canções e traduzir em imagens. "O meu Império de Sal é assim, todo cheio de momentos especiais", conta.
Para o evento, o músico prepara uma apresentação surpreendente. De Conceição do Ibitipoca, o artista plástico Gabriel Gavioli ficará por conta da apresentação de um cenário que contribua, visualmente, com as músicas apresentadas. "É uma surpresa, mas acredito que o público vá gostar. Ele construiu algumas imagens que serão o pano de fundo da minha apresentação", adianta.
Com relação às músicas, Dudu irá trazer aquelas que foram gravadas ao longo de sua carreira, outras novas que compõem o CD e, ainda, algumas novidades. "Vou levar o som da música mineira que faço ao lado dos parceiros aqui da região. Espero que o público se identifique com nosso som, reconheça nossa proposta artística e se sinta representado." Além disso, o músico comenta que haverá uma homenagem a um amigo que faleceu recentemente, o músico Paulinho Cri Cri, da cidade de São João Nepomuceno.
Encontro de Compositores
Dudu Costa é formado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), local onde ele deu os primeiros passos na música. "Comecei a tocar um pouco antes de entrar na faculdade, tinha uma banda de pop rock com amigos. Já em 2004, quando me formei, o trabalho ficou mais profissional e comecei a tocar em barzinhos", conta. E foi aí que nasceu a ideia de criar o Encontro de Compositores, em 2006, um movimento pensado pelo músico juntamente com outros artistas da cidade. "Todos nós produzimos canções autorais e sentíamos necessidade de mostrar esse trabalho, de nos encontrar", relata.
O encontro ainda ocorre, todas as segundas segundas-feiras do mês, em um bar onde os amigos gostam de se reunir. "É um espaço importante, pois foi onde fiz os amigos que me auxiliaram neste primeiro trabalho e outros que estarão junto comigo no palco. E é também no encontro que novas músicas nascem, novas parcerias, e onde acontece o amadurecimento do nosso trabalho."
Influências
Entre as inspirações de Dudu, destacam-se os principais gêneros dentro do universo MPB, acompanhado de influência do Baião, Samba, Bossa Nova, Jazz, do Clube da Esquina e ainda de nomes importantes do cenário musical, como os artistas Edu Lobo, Milton Nascimento e Dick Farney. Além deste projeto, Dudu é vocalista da banda Sambavesso, uma mistura de samba com rock dos anos 1970.
Projetos
Após a primeira apresentação do CD, Dudu pretende dar continuidade aos shows. "Nosso projeto foi aprovado no Circuito de Música da cidade e iremos tocar no dia 20 de outubro. A ideia é realizar uma turnê pelas cidades de Minas até o final do ano", planeja. O CD Império de Sal estará disponível para venda após o show na Livraria A Terceira Margem.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!