Nomeada a Sindicência que vai apurar as denências de racismo na UFJF

Por

Terça-feira, 7 de julho de 2009, atualizada às13h30

Nomeada a Sindicância que vai apurar as denúncias de racismo na UFJF

Marinella Souza
Repórter

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou os nomes que compõem a sindicância que vai investigar a denúncia de racismo feita pela estudante de História, J., 20 anos em junho de 2009.

Fazem parte da comissão os professores Vanda Arantes do Vale e Zwinglio Mota Dias, além do acadêmico Antônio Celestino Rosa.

Os depoimentos dos envolvidos está marcado para esta semana. Em nota, o ICH reafirma o seu compromisso com a diversidade, a pluralidade e a isonomia e garante que não vai tolerar "nenhuma quebra dos alicerces de dignidade e pluralidade que caracterizam o Insituto e a UFJF.

A comissão terá 30 dias para a investigação, podendo ser prorrogados por mais 30 e vai ouvir as manifestações de todos os envolvidos na acusação. Para garantir a tranqulidade das investigações, o coordenador do ICH declarou na nota que não vai se manifestar até que a comissão conclúa as investigações.


Resumo dos fatos
A estudante J. se diz alvo de constantes xingamentos racistas pelos colegas. O auge da situação aconteceu em 18 de junho quando um colega chegou a ameaçar jogar um tênis contra a estudante.