Hemominas recebe mais de 160 doadores no Dia do Amigo
Repórter
A Fundação Hemominas de Juiz de Fora promoveu, nesta sexta-feira, 20 de julho, a campanha Amigos Solidários. Nesta data, comemora-se o Dia do Amigo, por isso, a campanha consiste em que cada doador convide um amigo, para que eles realizem juntos a doação de sangue.
E o balanço da campanha foi um sucesso, de acordo com a assessoria da Hemominas. "A meta era conseguirmos 150 doadores, número necessário para suprir nossas necessidades diárias. E conseguimos superar esse número, o que é uma grande vitória, pois, nestes dias de frio, as doações não chegam a 120", explica o captador, Rafael Mendonça.
Apesar do sucesso da campanha, Mendonça ressalta a importância de doadores. "Apesar do sucesso da campanha, a situação do estoque continua exigindo cuidados, pois, durante o mês, o comparecimento tem sido 30% abaixo do considerado ideal. Assim, estamos pedindo que todos que não puderam efetuar doações hoje compareçam durante a semana que vem para continuarmos tentando equilibrar a balança demanda/estoque. Por isso se você tiver entre 18 e 67 anos, mais de 50 quilos e boa saúde, você pode ser um doador."
- Dia do Amigo vai ser comemorado com doações de sangue nesta sexta-feira em JF
- Hemominas realiza campanha Arraiá da Solidariedade
- Juiz de Fora aprova lei para identificar população idosa do município
Além destes critérios, o Ministério da Saúde acrescenta outros para ser um doador de sangue, entre eles: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem ter tido doença de Chagas ou hepatite após os 11 anos de idade. Outros critérios são analisados antes da doação.
A unidade da Hemominas em Juiz de Fora fica na rua Barão de Cataguases, s/nº, e funciona das 7h às18h. A unidade atende a demanda de hemocomponentes de 64 hospitais em 30 municípios da região.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!