Estudantes de escolas públicas apresentam trabalhos em Feira de Ciência e Tecnologia
Estudantes de escolas públicas apresentam trabalhos em Feira de Ciência e Tecnologia
Repórter
A quarta edição da Feira de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será realizada nos dias 22 e 23 de outubro. O evento, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Governo Federal, vai reunir estudantes de 45 escolas públicas da cidade, dos ensinos fundamental e médio. Os participantes terão oportunidade de expor trabalhos científicos e tecnológicos.
De acordo com o diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, o objetivo é incentivar professores e alunos com relação às experiências científicas e tecnológicas. "Buscamos motivar os professores para que incentivem seus alunos a desenvolverem uma visão inovadora, o que pode contribuir para o empreendedorismo futuro."
Durante o evento serão expostos projetos desenvolvidos de forma individual e em equipe. Entre os trabalhos que serão apresentados estão: “Robô Explorador Anfíbio”, “Termodinâmica”, “Buracos Negros”, “Mistérios do Coração”, “Brincando com a Microbiologia”, “Motor Estilingue”, “Fototropismo”, além de outros. Os projetos serão avaliados por uma banca de professores da UFJF. "Definimos como critérios a serem avaliados a criatividade, inovação, qualidade, além do domínio do tema e a apresentação." Os três primeiros colocados nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio serão premiados.
Os estudantes poderão ainda conhecer e interagir com a exposição permanente do Centro de Ciências da UFJF, que inclui a visitação ao Planetário e à Tabela Periódica Interativa. A expectativa é de que a feira receba cerca de 150 escolas, além de dois mil visitantes. O evento é aberto ao público e será realizado entre 13h e 16h no Centro de Ciências da UFJF, que funciona no Colégio de Aplicação João XXIII, na rua Visconde de Mauá, 300, bairro Santa Helena.