Cartinhas ao Papai Noel já estão disponíveis em agência dos Correios
Repórter
A Campanha Papai Noel dos Correios já começou em Juiz de Fora. Milhares de cartinhas redijidas por crianças até o quinto ano do Ensino Fundamental esperam por um ato de generosidade neste Natal. A expectativa da organização da campanha é de que 12 mil cartas estejam disponíveis na cidade e na região e, como no ano passado, todas elas sejam contempladas com um presente desejado pelos pequenos.
A professora Jaqueline Vieira Gonzaga levou o filho Tiago Vieira Guimarães, de sete anos para buscar um dos pedidos ao Papai Noel. "Quero proporcionar a outras crianças aquilo que proporciona para o meu filho. Ajudar é muito legal. E trazer ele aqui é uma oportunidade de fazer com que ele participe e aprenda a ajudar", afirma.
Para o menino, que está no primeiro ano do Ensino Fundamental, a ação é feita com entusiasmo. "É a primeira vez que eu venho e eu gostei. Quero dar uma bola de presente. Eu adoro futebol", conta Tiago.
De acordo com a coordenadora do projeto em Juiz de Fora, Maria do Carmo Lopes Maciel, a ação comemora 25 anos com grande adesão de escolas públicas da cidade. "Entramos em contato com as escolas, fazendo um rodízio a cada ano. Iremos atender umas 60 escolas de Juiz de Fora, chegando a 11 mil cartas cadastradas. Na Zona da Mata, são 70 agências, o que deve chegar a 12 mil cartas este ano", explica.
Sobre os tipos de pedidos, a coordenadora descreve também aqueles envoltos por uma carga de emoção. "Ontem uma pessoa retirou uma carta em que uma menina pedia paz e um abraço. No ano passado, a menina pedia um jogo de carimbo para ajudar um irmão especial e auxiliar na coordenação motora. Há três anos, um menino pediu uma cadeira de rodas para o avô e foi atendido. Há pedidos mais simples, de bola, bonecas, carrinhos, mas há crianças que pedem até um tratamento dentário", conta.
Outra ação de solidariedade percebida este ano foi a colaboração de uma escola inteira que resolveu acolher mais de 200 cartas. "Uma escola do Santa Cruz adotou as cartinhas de outra escola pública. Alunos que às vezes acham que a vida é dura, mas percebem que há pessoas em situação muito mais complicada. Tivemos uma adesão muito boa das escolas este ano e esperamos a resposta da população também", convida.
Como funciona
Os interessados em pegar uma cartinha devem comparecer à agência dos Correios localizada na rua Marechal Deodoro, no Centro de Juiz de Fora. Todas os pedidos estão localizados em uma sala na lateral direita da agência. Cada carta vem anexada a um código de barras que permite a postagem gratuita do presente. Após escolher a que mais se identifique, o doador faz um rápido cadastro na saída e usa o código de barras para a postagem do presente.
Segundo Maria do Carmo, a intenção é entregar todos os presentes até o dia 19 de dezembro, antes do recesso de fim de ano. As doações, portanto, devem ser realizadas até o dia 13 do mesmo mês. Os interessados podem procurar os Correios de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e aos sábados na parte da manhã. A retirada de cartas será realizada até o dia 6 de dezembro.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!