Direito da UFJF tem maior índice de aprovação nacional no exame da OAB
Repórter
A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi a instituição de ensino que teve o melhor desempenho no 6º Exame de Ordem Unificado. De acordo com matéria publicada no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos 102 estudantes da UFJF que fizeram a prova, 88 foram aprovados, o que significa percentual de aprovação de 86,27%. Foi a maior aprovação proporcional entre todas instituições. Dos 20 melhores resultados, 19 são de faculdades públicas.
Feliz com o resultado obtido pelos estudantes, o diretor da Faculdade de Direito, Marcos Vinício Chein destaca o empenho de professores e técnico-administrativos. "O bom resultado deriva de um esforço conjunto de dedicação e de comprometimento do aluno, qualificação e empenho do corpo docente e a atuação zelosa do corpo técnico-administrativo. A faculdade se faz com estes três segmentos. É claro que a vitória neste momento é dos alunos, mas existe toda uma infraestrutura por trás disso."
- UFJF fica em 5º lugar entre as instituições com melhor resultado no exame da OAB
- Cursos privados de Direito em JF devem investir em tradição acadêmica
- Com R$ 98 milhões em investimentos, UFJF cresce em estrutura e vagas
Chein ressalta que a instituição vem, sucessivamente, recebendo boas avaliações nos exames da OAB. Segundo ele, o desempenho é fruto da modernização do aparato de sala de aula, mais de R$ 100 mil em investimentos em livros para a biblioteca da faculdade e a assinatura de bases de dados eletrônicas, que possibilitaram o acesso a livros e artigos nacionais e internacionais. Além disso, neste período "implementamos políticas de ensino jurídico diferenciadas, tentando instalar uma nova mentalidade, voltada para a análise, reflexão e crítica do Direito".
Minas no topo do ranking
Os resultados divulgados pela OAB evidenciam o bom momento do ensino jurídico em Minas Gerais. Das 20 primeiras no ranking das faculdades que mais aprovam, quatro são mineiras. Além da UFJF, destacaram-se também Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV), em terceiro com 80% de aprovação, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em nono com 76,55% de êxito, e a Universidade Federal de Uberlândia, em décimo oitavo com 69,09% de estudantes aprovados.
Das 20 instituições melhores avaliadas, apenas uma é privada: a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGF). Dos 39 estudantes que fizeram a prova, 29 foram aprovados, totalizando 74,36% de aprovação. Clique aqui e confira a classificação das 20 instituições com melhores resultados no exame de ordem da OAB.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!