Professores da rede particular de Juiz de Fora aprovam acordo salarial 2012
Repórter
Os professores da rede particular de ensino de Juiz de Fora finalizaram o processo das negociações salariais de 2012. O acordo foi fechado durante reunião realizada na noite da última terça-feira, 3 de julho, entre o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) e o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF).
No encontro, ficou definido que os profissionais terão um reajuste salarial de 6,5% retroativo de fevereiro até junho e outros 7,14% a partir do próximo mês até janeiro de 2013. De acordo com o coordenador-geral do Sinpro-JF, Flávio Bitarello, o acontecimento só confirmou o que foi definido em assembleia realizada no último dia 16. "O índice já estava definido. Foi um ganho real para a categoria de 1,51%, o que consideramos muito positivo, já que essa porcentagem encontra-se acima da média nacional", afirma.
- Sinpro-JF afirma que vai denunciar escola que perseguir professor
- Sinpro-JF entrega documento ao presidente da Câmara solicitando apoio nas negociações salariais
- Professores da rede privada autorizam acordo salarial com Sinep
Além disso, o sindicalista explica que o acordo prevê também que não haverá desconto nos salários dos professores devido à paralisação que aconteceu no dia 30 de maio, quando cerca de 300 profissionais reuniram-se em assembleia e, em seguida, realizaram manifestações nas ruas da cidade. "A maioria das escolas está negociando a reposição das aulas, sem haver o desconto. Mas como a categoria está entrando de recesso, vamos acompanhar os casos a partir de agosto, caso haja alguma redução, vamos denunciar publicamente", enfatiza.
Outro ponto que a categoria ainda vai discutir são os 20% de ganho salarial existentes para compensação em trabalhos realizados extraclasse. De acordo com o presidente do Sinepe/MG, Miguel Luiz Detsi Neto, a reunião está agendada para o dia 28 de agosto. "Percebemos que, por causa disso, os professores estão trabalhando mais do que o normal. Então, temos que delimitar o que seria esse ganho", diz Bitarello.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!