Professores municipais e estaduais fazem paralisação na próxima semana em JF
Repórter
Os professores envolvidos na rede pública de ensino municipal e estadual farão uma paralisação na próxima segunda-feira, 17 de março, que deve se estender até quarta-feira, 19. O evento será em nível nacional.
De acordo com um dos coordenadores do Sindicato dos Professores (Sinpro) de Juiz de Fora, Flávio Bitarello, a categoria atende um pedido da Confederação Brasileira dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Novamente, a pauta principal é a Lei do Piso Salarial (11.732/2008). "Vamos novamente parar e cobrar o governo, em esferas municipais, estaduais e, talvez, federais, sobre o não cumprimento da Lei do Piso", afirma.
- IF Sudeste oferece 44 vagas em concurso. Salário chega a R$ 3.392,42
- Mais de 16 mil alunos retornam às aulas na UFJF nesta segunda
- Sisutec oferece quase 300 mil vagas a partir da próxima segunda
Uma assembleia será realizada em um hotel no Centro da cidade às 14h30 da segunda-feira, para decidir os rumos que serão tomados. A única coisa certa é que a categoria vai às ruas. "Vamos fazer manifestações. Queremos saber porque alguns governos recebem o dinheiro, mas ele não é repassado", argumenta Bitarello.
Já para o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) de Minas Gerais a pauta será um pouco maior. Segundo o diretor do órgão em Juiz de Fora, André Nogueira, são três os pontos principais. "Queremos que 10% de todo o PIB nacional seja passado para a educação, o cumprimento da lei do piso e questionar todos os gastos com a Copa do Mundo e o vazio de gastos com a educação", afirma.
Os professores estaduais vão se reunir também na segunda-feira, às 6h30, em frente ao Instituto Estadual de Educação (Escola Normal) para manifestar. Eles vão questionar o encerramento das aulas em turno noturno e a ameaça de encerramento do turno da tarde em algumas escolas. Na terça-feira, o grupo vai para Belo Horizonte, de onde segue para Brasília, local que ocorre um ato nacional na quarta-feira. Também na quarta, um grupo de professores estaduais vai ao Ministério Público de Juiz de Fora entregar uma denúncia em relação ao Ensino Médio.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!