Atleta de handebol usa a persistência para vencer nas quadras Josiane Lima Campos da Mota, que joga, atualmente, pelo Sport Club de Juiz de Fora, começou a se dedicar ao esporte aos 11 anos

Aline Furtado
Repórter
23/2/2011
Josiane Mota

Jogando handebol há menos de cinco anos, a atleta Josiane Lima Campos da Mota, de 16 anos, tem, em sua carreira esportiva, inúmeros exemplos de persistência e determinação. O motivo é apontado por ela. "Quero treinar muito e crescer no handebol. Se for preciso sair da cidade, saio, em busca de crescimento."

Josi, como é conhecida, começou a jogar handebol aos 11 anos, na quadra da Escola Estadual Theodoro Coelho, localizada no bairro onde mora, Jóquei Clube. "Tudo começou com um grupo de amigas, que contava com o incentivo de uma treinadora. Com o time formado, passamos a viajar e a participar de campeonatos, como jogos intercolegiais, em Juiz de Fora, e os Jogos Escolares de Minas Gerais."

Já naquela época, a atleta, juntamente com o restante do time, enfrentava dificuldades estruturais, como quadra de cimento, bolas de baixa qualidade, além da falta de patrocínio. "Mas éramos um time unido, o que ajudava a superar os obstáculos, que não serviram como limitações, como no caso do piso de cimento", lembra, destacando que a possibilidade de lesões devido a quedas era grande em função da cimentação da quadra.

No início do ano passado, Josi ficou sabendo da seleção para o handebol do Sport. "Só que tinha um problema. A idade mínima era 16 anos e eu tinha 15." Com a indicação de alguns conhecidos, que já sabiam da dedicação da jovem atleta, ela conquistou a vaga no time. "Aí, surgiram novas dificuldades, como os gastos com as passagens de ônibus e o tempo de deslocamento até o clube. Quando minha mãe não tem o dinheiro do ônibus, conto com a ajuda do meu padrasto", explica a atleta, destacando que sempre foi incentivada pela família.

Josiane cursa o terceiro ano do ensino médio pela manhã, treina três vezes por semana à tarde e é responsável por cuidar de um dos seus irmãos no período da noite. Os treinamentos são realizados às segundas, quartas e aos sábados, contando com musculação e treino em quadra, o que totaliza três horas diárias. Os resultados dessa dedicação aparecem no pódio das competições disputadas em 2010, como o 3º lugar da Copa Bahamas, a segunda colocação na Copa JF, além da primeira posição nos Jogos do Interior de Minas (JIMI). "Este ano, começamos a treinar mais cedo do que os outros times, em janeiro, buscando sair em vantagem, pois temos campeonatos importantes pela frente, como o Mineiro."

Josiane Mota Josiane Mota
Entre os benefícios proporcionados pelo esporte apontados pela atleta, estão a responsabilidade, o preparo físico, o melhor rendimento nos estudos, a concentração, além da socialização. "Depois que comecei a treinar no clube, meu preparo físico melhorou muito, já que era bem mais lenta." Para o técnico do time de handebol do Sport, Thiago Aguiar, Josi é uma grande promessa. "A evolução dela foi imensa durante este um ano. Ela tem, com certeza, grande potencial."
Títulos

Além dos títulos conquistados junto à equipe do Sport, Josiane faturou, em 2009, o segundo lugar, junto ao time da Escola Estadual Clorindo Burnier, no Hand Fest, disputado em São Lourenço. No mesmo ano, também defendendo a escola, faturou o primeiro lugar no Circuito Regional Cadete, em São João Nepomuceno. Pela Escola Estadual Theodoro Coelho, Josi conquistou, junto ao time, a 7ª e a 9ª edição das Olimpíadas Internas de Santa Rita de Jacutinga, nos anos de 2006 e 2008, respectivamente.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken



Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!