Muitos proleg?menos ate chegarmos aos ep?logos!!!

Por

Muitos proleg?menos ate chegarmos aos ep?logos!!!
Edinho Ferreira 3/06/2014

Muitos prolegômenos ate chegarmos aos epílogos!!!

Saudações companheiros!!

Vários estudos têm reportado a importância da atividade física para a saúde. O termo saúde é muito mais amplo que somente ausência de doença, trata-se do bem-estar físico, mental e espiritual. No entanto, um dos fatores importantes na prática da atividade física é a longevidade (MONTEIRO, 2012).

Seria simples, ficar aqui, enumerando o que deveríamos fazer em relação ao exercício físico benéfico à saúde.

Como se exercitar? Quantas vezes por dia? Quantas vezes por semana? Devo fazer musculação ou somente atividade aeróbica (esteira, bicicleta, etc.)?

As entidades relacionadas à saúde, A.H.A, ACSM, OMS, entre outras, já estudaram de maneira incessante e não cansam de alertar você, e na maioria das academias essa regularidade de exercício esta incorporada na avaliação física e corporal.

Hoje em dia, nós simples mortais, precisamos de academia não somente para nos exercitar, somos seres sociáveis, gostamos de conhecer pessoas novas, ideias e opiniões diferentes, nos enturmar. O universo da conveniência vai até você, atividades em sua casa, condomínio, no seu trabalho, sempre existe uma maneira e um profissional de atividade física pra te dar o suporte necessário!

Mas como funciona isto?

"Benefícios da Atividade Física", seria se exercitar todo dia de maneira extenuante só pra justificar os deslizes no final de semana? É isto?

Simplesmente anexar situações cômodas nas interpretações dos fatos que favorecem a sua rotina, e você deixar sempre para ultimo plano sua saúde?

Como funciona os "Benefícios da Atividade Física" para você?

Será preciso uma intervenção médica, para que você "abra os olhos" ?

Orientações específicas sobre atividade física são ditas todos os dias nas academias, nos telejornais, na internet.......e você insiste em ficar aí.........PARADO(A)?

Na atualidade, as doenças matam mais que acidentes de carro ou bala perdida.

Você se preocupa como vai estar a sua saúde daqui a dez anos ou mais?

Já pensou em alguma vez, destinar uma parte de sua renda para uma "qualidade de vida' melhor?

Você não pode ficar aí deixando o tempo passar. MEXA-SE, EXERCITE-SE, sua saúde agradece.

Agora, um estudo interessante que foi publicado por Paffemberguer (1996). Este pesquisador realizou um estudo longitudinal relacionando a quantidade de exercício aeróbio realizado na semana e a redução do risco de morte. Os resultados mostraram que indivíduos que gastavam 2000 a 2500 Kcal por semana realizando exercícios aeróbios reduziram o risco de morte em 43%. Já os indivíduos que gastavam apenas 500 Kcal por semana, não obtiveram este benefício, ou seja, para redução do risco de morte são necessários valores acima de 1000 Kcal.

Certamente quase tudo que foi dito já foi escutado, mas você precisa tirar sua "circunferência de conforto" da cadeira e ir a luta!

Obstáculos não devem ser maiores que sua forca de vontade!

Seu corpo e mente agradecem!!

Sempre contrate um profissional credenciado pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física)

Até a próxima!


Edinho Ferreira é bacharel em Educação Física pela Faculdade Metodista Granbery, pos-graduado em Musculação, Personal Trainer, Gestao-empreendedora pela Universidade Veiga de Almeida-RJ, professor e personal trainer na academia Actrium, professor e coordenador de atividade física na Clinica Re-Construir e professor do projeto "Musicoterapia" na clinica Re-Construir. Rede social: @edinho913