Tártaro nos dentes dos animais pode provocar doenças O acúmulo de tártaro nos dentes dos animais pode provocar doenças sérias e levá-los à morte. A prevenção é a escovação diária

Priscila Magalhães
Repórter
15/10/2008

A médica veterinária Eveline Dias Leite diz que é grande o número de animais com problemas periodontais (infecção que atinge a gengiva, os ossos e os dentes) que chegam à clínica. O mais triste é que grande parte deles apresenta o estado avançado da doença.

A infecção bucal decorrente da falta de higiene se desenvolve em cães e gatos por causa do acúmulo de tártaro, uma placa bacteriana que vai tomando conta dos dentes quando não há limpeza adequada. "Os donos vêem que o animal está com tártaro e não fazem nada", diz a veterinária.

O tártaro provoca a retração gengival, a perda óssea e a perda dos dentes (ver figuras abaixo mostrando o desenvolvimento da doença). Entretanto, ela pode se espalhar pelo organismo e acometer outros órgãos dos animais. "As bactérias podem cair na corrente sangüínea afetando outras partes do corpo", explica Eveline.

As bactérias podem afetar o sistema nervoso central, provocando a meningite; o coração, levando à endocardite e à degradação do miocárdio; o pulmão, com o desenvolvimento de fibrose pulmonar e bronquite; as articulações, que levam à artrite; e os rins (foto acima). Eveline explica que algumas dessas doenças têm tratamento, mas algumas, como a endocardite são sérias e podem matar o animal.

Os cães de raças pequenas, como o poodle e york shire, são mais propensos a desenvolverem a periodontite secundária e tártaro. Entretanto, a veterinária aconselha que um cuidado especial seja dado aos animais das outras raças.

Escovação diária evita a doença periodontal

A veterinária explica que o ideal é fazer a higiene dos dentes do animal todos os dias. Entretanto, se não for possível, três vezes por semana já ajuda a combater o acúmulo de tártaro. Quanto mais cedo começar a escovação, melhor. Eveline ainda aconselha aos proprietários usar a escova de dentes e o creme dental específicos para animais.

Se a escovação não foi feita e o tártaro começar a acumular nos dentes do animal, é importante levá-lo ao veterinário para limpeza. Entretanto, se a periodontite estiver avançada, ela não evita a perda dos dentes. "Se a raiz estiver muito exposta, o dente fica mole e acaba caindo", explica.

Para evitar a doença, além da escovação também é preciso controlar a alimentação do animal. O ideal é que ele só coma a ração ou outras comidas próprias para animais. "Não dê a eles outros alimentos".

Os primeiros sinais de que há problemas periodontais é a halitose (leia matéria). "O animal fica com mau hálito". Além disso, ele também deixa de comer e começa a emagrecer.

Veja o desenvolvimento da doença periodontal
Foto reprodução ACESSA.com Foto reprodução ACESSA.com
Foto reprodução ACESSA.com Foto reprodução ACESSA.com
Foto reprodução ACESSA.com Foto reprodução ACESSA.com


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!