Carteira de trabalho poderá ser retirada na Câmara a partir de março
Repórter
A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) contará, a partir do mês de março, com um Posto de Emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social. Com isso, a expectativa é de que o número de carteiras emitidas por mês aumente até 83%. Atualmente, são emitidos 1.200, sendo que a meta é expedir entre dois mil e 2.200 documentos mensalmente pelo novo posto.
De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Carlos Bonifácio (Pastor Carlos - PRB), a previsão é de que as carteiras comecem a ser emitidas na primeira ou na segunda quinzena de março. "Nossa expectativa é de fechar o convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego [MTE] por volta do dia 20 de fevereiro, após a aprovação do projeto de resolução proposto pela Mesa Diretora."
Para os atendimentos, serão investidos aproximadamente R$ 4 mil, que serão destinados à aquisição dos equipamentos necessários para a emissão, como leitor biométrico de impressão digital, microcâmera e prancha digitalizadora. "Ficamos muito felizes com esta parceria porque somos o primeiro legislativo municipal da região a firmar este tipo de convênio, servindo como exemplo para municípios como Cataguases, por exemplo. Tanto a emissão das carteiras de trabalho como o balcão de empregos, que serão oferecidos pela Câmara, visam à facilitação ao cidadão de acesso a vários tipos de serviços."
O novo posto será o único, além da sede do MTE, a fazer atendimentos a partir de março, caso o Sistema Nacional de Empregos de Minas Gerais (Sine) não se adapte à necessidade de informatização até o dia 28 de fevereiro. No Sine, as carteiras estão sendo emitidas pelo sistema manual. Para obter a carteira de trabalho, é necessário apresentar comprovante de residência, certidão de nascimento ou de casamento ou carteira de identidade original e CPF.- Prazo para entidades começarem a emitir carteira de trabalho informatizada é prorrogado
- Papéis para emissão das novas certidões de nascimento serão repassados aos cartórios de JF em fevereiro
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!