Uso de extintor de incêndio em automóveis se torna opcional
Uma reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta quinta-feira, 17 de setembro, decidiu que o uso dos extintores de incêndio em automóveis não é mais obrigatório. A informação vem depois do conselho adiar, por várias vezes, o uso dos extintores do tipo ABC. O Brasil é um dos pouco países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.
O uso obrigatório do equipamento existia no Brasil desde 1970 e os motoristas flagrados com ele vencido ou inadequado recebiam uma infração média, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista. O equipamento continua sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, caminhonetes, camionetas, triciclos de cabine fechadas, e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.
Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.
Com informações do Conselho das Cidades.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!