Prazo para solicitação de segunda via do título de eleitor termina nesta quinta
O prazo para que os eleitores solicitem a segunda via do título de eleitor termina nesta quinta-feira, 27 de setembro, exatamente dez dias antes das eleições municipais, que ocorre no primeiro domingo de outubro, dia 7.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), para realizar o procedimento, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral e comparecer pessoalmente ao seu cartório eleitoral, portando um documento oficial de identificação, que pode ser carteira de identidade, de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão. A partir daí, é necessário preencher o requerimento de solicitação da segunda via do título eleitoral, que geralmente é entregue na hora.
Para justificar ausência
Os eleitores que forem justificar ausência às eleições devem preencher formulário com o número do título. A emissão do documento é importante também, pois serve para orientar melhor o eleitor no seu local de votação, ajudando-o a localizar sua zona e seção com mais rapidez. Vale lembrar que, na hora do voto, não é necessário portar o título, apenas a apresentação de um documento oficial com foto.
- Representar o povo é a principal função do vereador
- Quase cinco mil mesários irão trabalhar nas eleições de JF
- Portal ACESSA.com disponibiliza consulta a locais de votação das Eleições 2012
Cuidados com a energia durante o período eleitoral
Outra informação aos eleitores levantada pelo TRE nesta semana refere-se aos cuidados com a energia elétrica durante o período eleitoral. A iniciativa é realizada em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM) e faz parte da campanha Sujeira não é Legal, que tem o objetivo de promover a segurança, a tranquilidade, a transparência, e a redução do "lixo eleitoral" nas Eleições de 2012.
Segundo as informações repassadas pela Cemig, a ideia surgiu devido à observação de várias situações de risco potencial de toque acidental de bambus na rede elétrica nos últimos dias. Tais equipamentos estão sendo utilizados como "mastros" improvisados para bandeiras. Além disso, é lembrado que a montagem de palanques requer a atenção dos organizadores do evento para a existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação.
Para ligar os palanques e a iluminação dos comícios, é necessária a presença de um profissional especializado para fazer o projeto elétrico e a execução da instalação. Já a iluminação deve ser feita por um eletricista e não pode ficar ao alcance das pessoas. Os fios da iluminação devem ficar distantes da fiação da rede elétrica e é proibido afixar os circuitos de iluminação do evento nos postes da Cemig. Por último, os fogos de artifício e artefatos metálicos devem ser manuseados somente pelos adultos, em local seguro e longe da rede elétrica. Esses artefatos em contato com os fios elétricos podem provocar curto-circuito e causar acidentes.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!