Médicos do município mantêm indicativo de greve até o próximo dia 19
Repórter
Em assembleia realizada na noite desta terça-feira, 29 de maio, na Sociedade de Medicina, os médicos municipais rejeitaram a maioria das propostas feitas pela Prefeitura. Com isso, o impasse continua e uma greve da categoria não está descartada.
"A assembleia decidiu manter o indicativo de greve até o dia 19 de junho, quando haverá nova assembleia. Foi aprovada a proposta de concurso público para o Programa Saúde da Família e rejeitada a criação de carreira nos moldes apresentados pela Prefeitura, sem definição de progressão vertical e horizontal. Assim como outras categorias, também não aceitamos a proposta de reajuste de 5,94%", afirma o presidente do Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora, Gilson Salomão. De acordo com Salomão, nova rodada de negociação com representantes da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) deve ser agendada nos próximos dias. Ele espera que as negociações avancem antes da próxima assembleia.
- Após nova rodada de negociação, médicos municipais ameaçam fazer greve
- Médicos aprovam, em assembleia, votação para indicativo de greve
- Médicos protestam contra operadoras de planos de saúde
A pauta de reivindicações da categoria se fundamenta sobre três pontos: reestruturação da carreira; elevação do vencimento básico, que hoje é R$ 1.471; melhoria nas condições de atendimento ao público e fim da precarização dos serviços de saúde por meio de abertura de concursos públicos.
Os médicos também estão se mobilizando contra a aprovação da Medida Provisória 568/2012 que, segundo Salomão, traria grande prejuízo aos médicos federais. "A medida provisória achata os salários dos médicos federais em cerca de 50%. Mexe em um direito adquirido que eles tinham", diz, destacando a necessidade de a categoria fazer pressão para evitar que seja aprovada. Atualmente a matéria tramita na Câmara dos Deputados.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!