Vacinação contra o HPV imuniza quase 7 mil adolescentes em Juiz de Fora
A primeira Campanha Nacional de Vacinação Contra o HPV (papiloma vírus humano) termina nesta sexta-feira, 11 de abril, em todo o país. Em Juiz de Fora foram imunizadas, até agora, 6.963 meninas e adolescentes, o que equivale a 61% do público-alvo, um contingente de 11.588 jovens, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).
A meta do ministério prevê a imunização de 80% do público-alvo de todo o território nacional. As ações tiveram início em 10 de março e estão sendo realizadas nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) distribuídas pelo município e em escolas da rede pública e privada, previamente agendadas.
Somente na região central da cidade, 32 estabelecimentos escolares participam desta primeira campanha, que, a partir deste ano, passa a ser incluída no calendário nacional anual de imunizações do Ministério da Saúde.
- Semana da Saúde no Senac oferece diversas atividades gratuitas
- Teste do vírus HIV deve ser estimulado, dizem especialistas
- Usuários enfrentam longa fila na Farmácia de Minas
O HPV é um vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas, podendo provocar câncer de colo de útero ou verrugas genitais, tendo como principal via de transmissão a relação sexual.
A vacinação
As vacinas são oferecidas gratuitamente para adolescentes do sexo feminino, com idade entre 11 e 13 anos. O objetivo da campanha de vacinação é reduzir o número de mortes ocasionadas pelo câncer de colo de útero, que representa, atualmente, a segunda causa de morte motivada por neoplasias entre as mulheres.
Segundo autoridades sanitárias do Ministério da Saúde, a vacina é segura, desenvolvida por engenharia genética, cujos eventos adversos são considerado leves, incluindo apenas dor eventual no local da aplicação, havendo possibilidade de inchaço e vermelhidão, que desaparecem de maneira espontânea.
A imunização contra o HPV se completa após a aplicação de três doses. A primeira, a partir dos 11 anos de idade. A segunda, seis meses depois, e a última, cinco anos depois desta data.
As jovens que, por quaisquer motivos, não puderam ser vacinadas, ou que estão completando a idade mínima indicada (11 anos) deverão procurar as Uaps localizadas nas diversas regiões da cidade. O horário de vacinação é de 8 horas às 10h30 e de 13 horas às 16h30.
Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!