Centro de Vigilância em Saúde é inaugurado em Juiz de Fora
Repórter
Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 4 de setembro, a sede do Centro de Vigilância em Saúde, na avenida dos Andradas. O novo prédio tem três mil metros quadrados e abrigará os serviços de vigilância epidemiológica, o Departamento de Saúde do Trabalhador (DSAT), departamentos administrativos da subsecretaria de vigilância em saúde e o Programa Municipal de DST/Aids.
As obras foram custeadas com recursos do Governo de Minas. O novo centro permitirá integrar os serviços que já eram prestados em outros locais, como o controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis e seus laboratórios que darão apoio. No prédio também funcionará o serviço de vigilância da água da Cesama, onde são realizadas as análises para a distribuição.
"Aqui sediaremos a nossa inteligência epidemiológica. Todos os dados necessários para produzir intervenções na área da saúde serão produzidos aqui", explica o secretário de Saúde José Laerte Barbosa. Ele adianta que, no futuro, a central de vacinas da secretaria da saúde também será alocada no prédio, estando o processo em fase de estruturação.
- HU não pode ser privatizado, determina Ministério Público
- Hemominas atua com baixo estoque de sangue e convoca doadores
- Segunda fase da vacinação contra o HPV começa nesta segunda
Entre os serviços que serão transferidos para o prédio está o Programa de DST/Aids, que antes era realizado no PAM Marechal. O programa é referência para 110 municípios da região da Zona da Mata e contará com laboratórios e um anfiteatro de 100 lugares para treinamento de profissionais e repasse de orientação aos portadores.
"Aqui será possível mensurar a dosagem de carga viral dos pacientes, o CD4, que proporciona informações importantes para o médico decidir como será o tratamento dos portadores de vírus HIV. Além disso, será um centro formador porque serão treinadas as pessoas de Juiz de Fora e da região, para que elas possam dar continuidade ao seu trabalho em seus municípios", completa.
Para o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), a nova estrutura criará um novo espaço para desenvolver o programa de DST/ Aids, para desafogar o atendimento no PAM Marechal. "A população terá um ponto de referência e estamos inclusive desafogando um local muito problemático. Estamos diminuindo os serviços daquele prédio e consequente dando mais segurança aos usuários. Vamos também estudar alternativas para transferir outros serviços que atualmente funcionam naquela unidade", propõe.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!