Gaspar 100 anos

Por

O centenário de Gaspar começa a entrar na pauta

O que os gasparenses querem da cidade nos próximos anos? Uma pesquisa de opinião vai para as ruas através de uma ação das entidades CDL, Acig, Ampe, OAB, Rotary, que iniciaram a elaboração do projeto “Gaspar 100 anos de Excelência”. “Com base na opinião pública, as entidades poderão elaborar estratégias para ter no município as melhorias que precisamos até o seu centenário, que acontecerá daqui a 19 anos’’, explica Ricardo Schramm, vice-presidente da Acig. Temas como infraestrutura, capacitação e desenvolvimento sustentável devem entrar na pauta dessa pesquisa.

Gaspar 100 anos (2)

Vai ser interessante confrontar os resultados dessa pesquisa com as ações previstas na revisão do Plano Diretor, ainda em tramitação na Câmara de Vereadores. As ideias que quem planeja uma cidade costumam ser diferentes da maioria dos que vivem nela. Tanto o governo, como a sociedade civil organizada já começaram a pensar no centenário da cidade, isso é bom. Resta saber se os planos são os mesmos, ou ao menos, parecidos.

Pontes

O Vale do Itajaí continua tendo uma relação dramática com as pontes. Nenhuma delas é construída sem que tenha algum tipo de drama. Em Gaspar, a restauração da Hercílio Deeke foi um parto e a Ponte do Vale sofre com a demora na vinda de recursos. Em Ilhota, a burocracia está nos ajustes do projeto, que também trancam a liberação da verba. Em Blumenau, a Ponte do Badenfurt levou quatro anos para ficar pronta, a Ponte do Tamarindo, 20 anos. E a nova ponte do Centro é a novela da vez. As obras ainda nem começaram.

Dúvida 

O escândalo de corrupção da Fifa foi tão grande que tirou até a Operação Lava Jato do centro dos noticiários brasileiros. O assunto mexe com a paixão dos brasileiros e com poderosos dirigentes daqui e no mundo todo. Mas ficou uma dúvida: as notícias de negociatas e corrupção na Fifa entram em que editoria de um jornal? Esporte, política, ou polícia?

Eleições 2016

Na coluna da edição passada, foi dito sobre as candidaturas de PT, PSD e PMDB, o primeiro governa a cidade e os outros dois já estão botando o bloco na rua de olho no ano que vem. Mas além desses, é preciso acompanhar a movimentação de PP, PSDB, DEM e PDT. O PSDB está fora da Câmara de Vereadores, mas está se reestruturando e deve, ao menos, aparecer na chapa majoritária. No PDT, o nome de Rodrigo Althoff, ex-PV, continua na pauta. E o PP? Buscará o protagonismo? E o DEM da vereadora Andréia Nagel?

Eleições 2016 (2)

Além dos partidos tradicionais, existe a possiblidade de novos nomes nas eleições do ano que vem por aqui. A Rede Sustentabilidade, projeto político da ex-senadora Marina Silva, está em vias de ser oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2013, a sigla tentou o registro para disputar em 2014, mas faltou o reconhecimento de assinautras necessárias para a criação. Agora, a nova sigla deve sair e já se organiza em Blumenau, com gente de Gaspar querendo montar por aqui também.