Exército se une à PJF na luta contra a dengue em Juiz de Fora
Decisão foi anunciada no primeiro encontro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue
Repórter
8/01/2016
Foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro, no Centro de Vigilância em Saúde de Juiz de Fora, a primeira reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue. No encontro, que contou com a presença do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), foi anunciada uma parceria do Exército Brasileiro com o poder público municipal no combate ao mosquito aedes aegypti.
Conforme foi explicado pelo chefe do Estado Maior da 4ª Brigada de Infantaria Leve, coronel Janilson Campos Teixeira, o exército vai atuar em conjunto com a Prefeitura. "Vamos participar com aproximadamente 230 militares. Esses militares serão divididos em três agrupamentos: um para o mês de janeiro, outro para fevereiro e outro para março. Inicialmente, vamos atuar na Zona Norte da cidade, onde o foco da dengue é maior. Em seguida, vamos para os demais locais da cidade. A Secretaria Estadual de Saúde capitaneou o treinamento, que deverá durar três dias a parte teórica e dois dias a parte prática, para os militares que não estão acostumados com este tipo de missão, se inteirarem do que vai acontecer. A ação acontece de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, durante três meses", explica.
- Prefeitura decreta situação de emergência na saúde de Juiz de Fora
- Beneficiários de planos de saúde passam a ter direito a 21 novos procedimentos
- Água de qualidade
O prefeito Bruno Siqueira também avaliou a parceria. "O Exército e o Governo Estadual estão comprometidos com esse trabalho. É muito importante a participação da população dentro das residências, para que cada cidadão possa tirar de dez a quinze minutos por semana, para verificar se existe algum foco de água parada. Toda a Prefeitura está trabalhando em conjunto, principalmente a Secretaria de Saúde, mas também a de Educação, que atua na conscientização. Temos também a parceria com o Estado, através da Superintendência Regional, que trará recursos financeiros. Vamos ter um grande número de pessoas trabalhando nos diversos bairros", afirma. Na reunião, também foi anunciada uma parceria com o Tupi, que irá trabalhar nos jogos e fornecer a imagem dos atletas para campanhas de combate ao mosquito da dengue.
Situação de emergência
Bruno Siqueira aproveitou a situação e falou à imprensa pela primeira vez sobre a situação de emergência na saúde municipal, declarada na última quinta, 7, através de decreto. "Ele veio exatamente para não acontecer colapso na saúde. A principal medida é a contratação de médicos para suprir as necessidades, principalmente no final de semana, e usar a rede hospitalar da cidade, caso haja a necessidade de alguma internação. O decreto dá uma amplitude de ações, que ficaríamos amarrados se não tivesse, para atender a urgência e emergência do nosso município e da região. Muitas cidades da região e de estados vizinhos estão com problemas e isso pode afetar Juiz de Fora. Essa série de ações vai dar apoio à nossa rede pública, caso necessário, para passar com tranquilidade os próximos meses, já que passamos por uma gravíssima crise financeira em nosso país, que afeta os repasses estaduais e federais", conta.
O prefeito também afirma que este decreto, especificamente, não tem relação com a dengue, mas não descarta a possibilidade de um novo sobre o aedes aegypti. "Existe a possibilidade de contratação de novos agentes de endemia e isso irá acontecer nas próximas semanas, de acordo com os próximos LIRAs. Para fazer essa contratação, será necessário fazer um novo decreto", garante.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!