Eletrolipólise permite a drenagem de áreas do corpo
A técnica de eletrolipólise é caracterizada pela aplicação de corrente elétrica alternada não específica, mas de baixa frequência, a qual atuará diretamente nas células adipócitos de regiões específicas do corpo humano. A técnica proporciona lipólise e, em alguns casos, a lise dos adipócitos. O uso dessa técnica terapêutica, cujos eletrodos são agulhas muito finas, cria um campo elétrico local com passagem de corrente gerada pelo equipamento. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva.
Os mecanismos de ação presentes durante o uso da técnica estão relacionados ao aumento circulatório produzido pela passagem da corrente elétrica. Esse seria responsável pela drenagem da área de tratamento. Atribui-se também uma importante ação da técnica na estimulação de terminações nervosas livres do ramo simpático do sistema nervoso autônomo, o que acarreta a liberação de noradrenalina, a qual, por sua vez, tem ação direta nos receptores adrenérgicos localizados na membrana dos adipócitos e estimula a lipase, hormônio sensível, uma enzima específica que potencializa a lipólise no local da estimulação.
Indicações
- Tratamento de gordura localizada;
- Lipodistrofia ginóide (celulite);
- Nódulos e retrações pós-lipoaspiração;
- Ptose muscular (abdômen, glúteos e face);
- Flacidez suave da pele.
A região da pele correspondente ao local do tratamento deve estar limpa e, se possível, livre de pelos. Para o procedimento, a fisioterapeuta higieniza o local e deve calçar as luvas descartáveis. Deve optar pelo uso de agulhas de acupuntura, por serem descartáveis e de fácil introdução no tecido desejado.
Quanto à frequência de tratamento, preconiza-se no máximo uma sessão por semana para o mesmo local. Caso haja variação do local de tratamento, pode-se realizar mais de uma sessão semanal. Após a eletrolipólise, é realizado fortalecimento local com exercícios e/ou eletroestimulação. A sessão dura aproximadamente uma hora.
* As fotos mostram o antes e o depois do trabalho realizado por Wilma Rodrigues Montes na paciente A. L. B. M., de 51 anos, com oito sessões de eletrolipólise.
- A importância da avaliação do fisioterapeuta na escolha do tratamento correto
- Pilates como recurso na Fisioterapia Dermato-Funcional
- Água e pilates: combinação perfeita
Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!