Salada combinada dá energia para enfrentar a rotinaO prato, que reúne proteínas e carboidratos, é perfeito para manter a forma e cuidar da saúde
*Colaboração
26/2/2010
Para manter a saúde e o bem-estar do organismo, nada melhor do que uma bela salada. Na correria do dia a dia, a salada combinada de ervas, frutas, proteínas e carboidratos deixa de ser apenas um acompanhamento no almoço para ser o prato principal, que sacia a fome e dá energias para a pessoa enfrentar o verão. A gerente de um restaurante localizado na Praça João Pessoa, no Centro, Paula Nogueira, sugere os ingredientes e ensina como fazer decorar o prato.
"A pessoa pode fazer a salada da forma mais balanceada que desejar. A quantidade dos ingredientes varia conforme as porções desejadas. E não há hora para consumir. Crianças e adultos aprovam o prato. Os ingredientes são sofisticados e muito saudáveis", destaca Paula. O primeiro passo para a confecção é separar os ingredientes: alface, manjericão, orégano, nozes, queijo minas, frango, torradas, rúcula, cheiro verde, tomate cereja e molho especial. Para fazer a base da salada, Paula recomenda a utilização de uma vasilha para misturar o alface e a rúcula.
Ainda na vasilha, mistura-se o cheiro verde e o frango. A pessoa deve utilizar as mãos para misturar os ingredientes. Após a mistura, deve-se inserir o orégano e o manjericão. Para o frango ser posto na mistura, ele deve estar desfiado em pedaços bem pequenos. O quinto passo é o molho. Os ingredientes do molho especial são: azeite, vinagre, limão, ervas finas e sal.
Na segunda etapa, a mistura deve ser posta em um prato para ter início a decoração da salada. O queijo minas deve ser cortado em cubos de tamanho médio, o tomate cereja, fatiado de maneira fina e as nozes colocadas inteiras. Por fim, adiciona-se as torradinhas de pão.
Acompanhamentos
Para acompanhar a salada, Paulo recomenda sucos naturais. "O mais pedido como acompanhamento é o de laranja, abacaxi e hortelã. Sempre bem gelado." Mesmo saciando a fome por si só, o prato também pode ser servido com massas, como o macarrão. "Muitas vezes a pessoa acha que não vai satisfazer, mas se engana. É um ótimo prato que ajuda a manter a forma para o verão. É uma ótima opção saudável para quem come fora", destaca.
Ela acrescenta que os ingredientes podem ser substituídos. "Por exemplo, a rúcula pode ser trocada pelo espinafre. A pessoa também pode adicionar frutas. Muitos gostam da manga na salada", explica. Segundo ela, geralmente, a pessoa coloca dois legumes e folhas para a base; uma proteína, como carne, frango, ovo ou presunto; um carboidrato, como arroz e batata; uma fruta ou ervas; e outro nutriente para enfeitar, como linhaça, lentilha, trigo ou soja.
*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!