Roda de viola e palestra gratuitas abordam agroecologia no Jardim Botânico
O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove neste sábado (20) às 14h, o evento gratuito “Prosa e cantoria: Cultura, agrobiodiversidade e extensão rural”. A iniciativa, aberta ao público, traz roda de viola e conversa sobre o tema.
O seminário, aberto ao público em geral, terá a palestra do professor Matheus Ramirez da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O docente atua em disciplinas na área da extensão rural, sociologia e antropologia rural, coordena o Grupo de Estudos sobre Agricultura Familiar da Escola de Veterinária da UFMG. Ramirez ainda lidera o Centro de Extensão da Escola de Veterinária da UFMG.
A iniciativa extensionista também abordará a importância da cultura para a agricultura familiar. Para isso, traz o violeiro Chico Lobo, conhecido internacionalmente por abordar em suas obras a agricultura familiar, a agrobiodiversidade e a preservação da natureza.
Com a viola caipira na mão, Chico Lobo toca e canta folias, congados, catiras, modas e demais ritmos que enfocam suas raízes mineiras e brasileiras no país e para o mundo. Seu mais novo álbum, “O Tempo é Seu Irmão”, lançado em maio de 2022, está disponível nas plataformas de música.
“Estou honrado de participar deste projeto. A universidade tem o papel de contribuir com o bem-estar da comunidade onde ela se insere e promover reflexões tão importantes. Precisamos de políticas públicas que protejam nossos ecossistemas e que deem cada vez mais força à agroecologia e à cultura que faz parte dela”, explica o cantor.
Segundo o diretor do Jardim Botânico, Gustavo Soldati, a atividade busca incentivar a interação entre o campo e a cidade, além da reflexão sobre agrobiodiversidade. “Buscamos o fortalecimento da agricultura familiar na região. Este é o segundo seminário, e o objetivo principal é discutir o processo de formação, mobilização e sensibilização do município para a agricultura familiar”.
A iniciativa ocorre por meio do projeto de extensão “Conservação da Agrobiodiversidade no Âmbito do Centro de Pesquisa da UFJF”, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).