Universidade Federal de Lavras recebe grupo Caravana de Histórias com espetáculo 'Pedepoesia'

Por Redação

Grupo Caravana de Histórias se apresenta neste sábado em evento na Universidade Federal de Lavras

Neste sábado (21), a Universidade Federal de Lavras recebe o grupo juiz-forano Caravana de Histórias com a peça "Pedepoesia" no anfiteatro do Departamento de Educação da instituição. Às 10h, o espetáculo será apresentado para crianças do Colégio de Aplicação do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade, já às 14h será apresentado encerrando o Encontro de Contadores de Histórias em um evento aberto ao público.

A companhia é composta por professoras e professores da Rede Municipal de Juiz de Fora que irão participar do 4º Encontro de Contadores de Histórias (ECONTHI), um evento promovido pelo Núcleo de Estudos em Linguagem, Leitura e Escrita (Nelle) da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Segundo o diretor da Caravana, o professor Cristiano Fernandes, participar desse evento significativo para a arte de contar histórias é de fundamental importância para o grupo, que elege as narrativas como ponto de partida e também de diálogos com outras linguagens artísticas: "Estamos muito felizes pelo convite da organização do evento e a expectativa é grande para trocar experiências com todos os participantes e com o público que irá nos assistir”.

O 4º Encontro de Contadores de Histórias (ECONTHI) acontece de 19 a 21 de outubro e traz como proposta uma reflexão sobre o “Contar, ler e encantar com histórias: da variedade à diversidade de práticas”. A programação conta com mesas redondas, apresentação de trabalhos e oficinas que tematizam a arte narrativa e a leitura literária a partir da pluralidade de ações e mediações da contação e da leitura. O evento é híbrido e as conferências acontecem on-line, com transmissão pelo canal da NELLE/UFLA no YouTube.


Sobre o Grupo

O grupo “Caravana de Histórias" compõe uma das ações do “Programa Arte/Educação da Rede Municipal” e é desenvolvido pelo Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação, por meio da Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania, sendo um desdobramento da proposta de formação continuada “Leitura e Contação de Histórias”, iniciada em 2014 com o intuito de estimular a prática artística da contação de histórias no cotidiano das escolas.

De 2015 a 2019, o grupo montou quatro espetáculos: “Se Bicho eu Pudesse ser”, “Velhos Tempos de mim: saberes e sabores da infância”, “Quer Saber se Quero Outra Vida?” e “Pedepoesia”. Essas montagens foram apresentadas no Centro de Formação do Professor, em escolas, festivais de teatro e outros eventos culturais de Juiz de Fora e da região.

Desde então, o grupo conta, canta e interpreta histórias, contos, canções e poemas, fazendo um passeio lúdico pelo mundo da literatura e de outras artes, com magia e encantamento. A partir de 2020, devido à pandemia, o grupo começou a se apresentar em lives no seu perfil no Instagram (@caravanadehistorias) e no canal da Secretaria de Educação no YouTube.