Visita guiada pela quadra do Turunas do Riachuelo acontece nesta quarta-feira

A escola de samba, que completa 90 anos este ano, é a primeira agremiação de Minas Gerais e a quarta do Brasil

Por Redação

Projeto "Caminhando pela História", coordenado pela Setur, promove caminhada pela quadra da Escola Turunas do Riachuelo

Em comemoração ao marco de 90 anos da Escola de Samba Turunas do Riachuelo será realizada uma visita guiada pela quadra da agremiação, que fica na rua Vespasiano Pinto, 50, Centro. O passeio acontece na próxima quarta-feira, 7 de fevereiro, às 18h e os ingressos podem ser retirados de forma gratuita na plataforma Sympla. As vagas são limitadas e oferecidas somente aos 20 primeiros participantes.

A caminhada, que faz parte do projeto “Caminhando pela História”, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) será conduzida pela presidenta da Turunas do Riachuelo, Bia Costa, e pela porta-bandeira, Alcione Procópio. Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer o contexto histórico da escola, que se destaca por seus sambas antológicos, enredos gloriosos e personalidades proeminentes no cenário musical, carnavalesco e artístico. Entre os notáveis presentes na trajetória da Turunas do Riachuelo estão músicos, sambistas, compositores e artistas de renome, como Ministrinho (Armamndo Toschi), Mestre Gordo, Alfredo Toschi, Ernani Ciuffo, Mestre Cocada, Biné e Jeovah Leal, entre outros.

Ao final da visita, os participantes poderão acompanhar o ensaio da bateria da escola azul e branco que, neste ano, escolheu o enredo "A Boemia Regressa à Avenida: Um Convite Amigo". O desfile na Passarela do Samba, programado para o dia 11, no domingo de Carnaval, e será uma viagem pela história da escola, intimamente ligada ao carnaval de Juiz de Fora.

A azul e branco é a primeira agremiação de Minas Gerais e a quarta do Brasil, contabilizando onze títulos em sua história, dez deles no Grupo Especial e um no de Acesso.