O Sol inicia neste dia 23, sua passagem anual por Virgem, o signo que é símbolo da colheita e do senso prático com uma permanente busca pela ordem e a organização com o detalhe, a minúcia e a seletividade.
Signo da crítica e das escolhas Virgem reflete em suas características a influência da ação da deusa Ceres que, na Grécia antiga, abençoava a colheita, a fartura e por fim a própria sobrevivência.
Essa regência solar sobre o sexto signo se dá em nosso hemisfério, em época na qual o frio atenua seus efeitos sobre as plantas, o ser humano e o ambiente abrindo caminho para uma fase de preparo do solo para o plantio na primavera.
O nativo do signo, o virgiano - e não virginiano, gentílico de quem nasce no estado de Virgínia, nos Estados Unidos – é uma pessoa especial que molda seu mundo em critérios de escolha e crítica, senso prático, método e exigência em uma constante permanente busca pela perfeição em ano que nos levará a um quadro de mudanças na vida institucional do País.
Os nativos de Virgem, com seu modo cuidadoso de se relacionar com o mundo, têm um exagerado sentido das minúcias, sensibilidade expressiva e muita sobriedade em atos e palavras.
Comedido e observador, o filho da deusa Ceres faz de sua existência uma razão permanente de afirmação e recebe de seu regente, Mercúrio, o sentido da união, da malícia, da natureza flexível e do realismo objetivo.
Virgem
O sexto signo do Zodíaco, Virgem ou Virgo, representa na astrologia a casa das amizades, dos serviços subordinados, a relação entre amo e servo, senhor e escravo, patrão e empregado e nos leva ao momento em que o ser deixa a proteção materna e sai ao mundo.
Sua vinculação histórica é feita com o mito de Deméter a deusa das colheitas, cuja filha Perséfone que é escolhida por Hades, o deus dos Infernos, por ele raptada. provoca na deusa o abandono de suas funções o que fez o mundo viver uma era de fome. Zeus intervém e faz Perséfone regressar a sua mãe depois de um acordo com Hades pelo qual a filha passaria com ele o inverno, Deméter retoma seus deveres e a natureza floresce com a primavera que, no Hemisfério Sul, ocorre exatamente ao término da regência de Virgem.
Na natureza, é a planta que assoma ao mundo e deixa seus vínculos com a sementeira, ganhando espaço e preparando-se para a maturidade que a colocará em igualdade com outras da mesma espécie. A planta assoma à luz e mostra que também tem luz própria.
No universo, é a Constelação de Virgo cuja visão da terra sugere a letra “m” que se tornou seu símbolo zodiacal. É o signo do armazenamento na evocação de Deméter e seu poder sobre a boa colheita. É a sensibilidade e a modéstia que unem a sobriedade, o escrúpulo e a classificação. Nele estão expressos os elementos básicos da capacidade máxima da observação que distingue tanto os nativos do signo que discrimina a aprende a viver e se associar com racionalismo.
Seus conceitos-chave são: o detalhismo, o método, o serviço e o comedimento.
Signo: Virgem ou Virgo
Nativo: virgiano
Posição zodiacal: de 150º a 180º
Posição temporal: 23 de agosto a 22 de setembro
Posição temporal em 2022: de 00h16 23 de agosto a 23 de setembro
Elemento: Terra
Qualidade: Móvel
Trindade: Maternal
Regência planetária: Mercúrio
Signo oposto: Peixes
Simbologia: Virgem é o signo que simboliza a honestidade, a produção dos alimentos, o trabalho, regendo a colheita, toda espécie de trabalho e os seres humanos nele envolvidos, a elaboração do pensamento e da ação humanos feitos de forma racional e organizada, visando o futuro. É o domicílio do espírito humano em suas fases de descanso e preparação, da observação com escrúpulo e da classificação de tudo aquilo que se acumula para os dias do amanhã.
Cor: O azul marinho, tons de caramelo e matizes do vermelho.
Pedras preciosas: jaspe, ágata e granada
Metal: níquel e mercúrio
Flores: jasmim e verbena
Perfume: gardênia e verbena
Plantas: O pinheiro, o sabugueiro e tubérculos
Animais: O cão, os símios e aves como o gavião e a águia
Dia da semana: quarta-feira
Regência sobre o corpo: governa o sistema nervoso, o intestino, coluna e vísceras. Habitualmente mostra problemas no sistema neurovegetativos e está sujeito a intoxicações
Virtudes: altruísmo, habilidade analítica, senso de justiça, critério, sagacidade, meticulosidade e exigência
Debilidades: senso crítico exagerado, atuação calculista, preconceito, mesquinharia,
incapacidade de ver o geral, pedantismo.
Tipo virgiano: Um trabalhador metódico e dedicado que se destaca por sua operosidade e lealdade, é o virgiano um bom matemático, permanente estudioso e experimentador, exigente consigo e com as demais pessoas que o cercam. Mostra um senso crítico que tende para o sarcasmo se não controlado. É bom observador e melhor detalhista. Calado, inacessível, guarda para si suas própria conclusões e conhecimento.
Virgianos de destaque no Brasil:
Símbolo da ordem e da minúcia, o signo de Virgem tem entre seus nativos nomes dos mais expressivos das artes, da política e inclui líderes notáveis em suas atividades. No Brasil, estes são alguns dos nomes de maior destaque entre os virgianos:
Paulo Coelho, escritor – Humberto de Alencar Castello Branco, militar, Presidente da República – Negrão de Lima, político, advogado e jornalista – Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, militar e político no Império – Raul Cortez, ator – Pereira Passos, político e prefeito do Rio de Janeiro – Luiz Gonzaga Júnior, o Gonzaguinha, cantor – Juscelino Kubitschek de Oliveira, político, médico, Presidente da República – Emilinha Borba, cantora – Francis Hime, compositor – Tony Ramos, ator – Walmor Chagas, ator – Maria Lúcia Godoy, cantora lírica – Francisco Mignone, maestro – Antônio Carlos Magalhães, político – Josué de Castro, sociólogo – Di Cavalcanti, pintor – Leônidas da Silva, futebolista – Paulo Autran, ator – Lupicínio Rodrigues, compositor – Gustavo Kuerten, o Guga, tenista – Tônia Carrero, atriz – Álvares de Azevedo, poeta – Vicente Celestino, cantor – Dom Marcos Barbosa, religioso – Geraldo Vandré, compositor – D. Paulo Evaristo Arns, cardeal, arcebispo católico – Robson Caetano, velocista – Marcos Vale, compositor – Sinhô, compositor, sambista – César Camargo Mariano, arranjador – Paulo Freire, educador - Sérgio Milliet, poeta e crítico.
O homem de Virgem
Um ser essencialmente prático, moldado em dons de caráter que por vezes o fazem uma pessoa fora de seu tempo, tamanha a integridade que o cerca, assim é o virgiano, um homem que faz da retidão de caráter e da lealdade, princípios que hoje raramente se encontram em pessoas. Tudo isso, mesclado a um temperamento que vive preso a chamamentos de ordem material e que tem pouco romantismo ou idealismo em seus atos, caracteriza de forma bastante forte alguém de quem se pode dizer, com certeza, ser uma pessoa digna de inteira e total confiança.
Dotado de raro senso de proporção, com uma inteligência que revela toda a sua acuidade mental, ele é curioso, meticuloso e firme nas decisões que toma. Por suas próprias concepções ele reage de forma indignada e intensa quando se defronta com alguma dúvida sobre seus objetivos, princípios e moral. Isso reflete também uma forma curiosa de reação do virgiano que é a de magoar-se e se fechar, quando dele duvidam.
É possuidor de uma enorme auto-estima, resultado da fé que tem em si mesmo. Ele sabe que quando conclui por alguma coisa, é que já esgotou, mentalmente, todas as possibilidades de que aquilo que pensa possa ter outro significado. Sua forma de encarar desafios e problemas é o de dominar plenamente aquilo que o intriga, antes de chegar e externar qualquer conclusão. Uma vez feita sua opção, dela ele dificilmente se afastará.
Por vezes, chegará a exasperação, especialmente quando frontalmente contestado ou desafiado. Mas, isso não implica em um comportamento irascível ou destemperado. Ao contrário, o virgiano típico é comedido e ponderado. Ama o isolamento e não raro estará fechado em si mesmo como forma de se proteger diante daquilo que desconhece e que considera hostil.
Ao longo de sua vida, o virgiano desenvolve uma forte carência afetiva que resulta de sua maneira de ser. Mesmo quando repele manifestações mais íntimas de contato físico ou pessoal, ele vai guardando em si essa necessidade de um romance que quase sempre não se manifesta. Isso o faz arredio e um pouco amargo. Na verdade, o virgiano tem dificuldade de se relacionar afetivamente pois na ânsia de mudar os que o cercam, critica e censura, afastando de si aqueles que dele mais gostam. Também no amor é meticuloso e detalhista.
É muito perceptivo e sensível a coisas que acontecem a sua volta. Gosta do conforto, de boas roupas e se cuida com esmero. Sua visão do mundo o faz buscar sempre aprimorar e tornar bem próprios, todos seus, os recantos onde vive. Ali ele vai se sentir à vontade, reunir amigos e dar curso a sua mente analítica e meticulosa.
Dificilmente se consegue enganar um virgiano, tamanha é a sua capacidade de ler nas entrelinhas tanto de intenções quanto de caráter. Sua capacidade de observação o faz um exigente analista do temperamento alheio e a ele, nenhum defeito passa despercebido, assim como ele sabe reconhecer, embora não expresse isso com facilidade, as qualidades e dons de outras pessoas.
A simplicidade é uma das mais marcantes tendências de vida e comportamento do virgiano típico.
A mulher de Virgem
A dona do esmero e do cuidado, sensível e sempre observadora, a virgiana típica é mulher que deixa marca profunda em todos os seus relacionamentos, sejam eles superficiais ou meramente sociais ou os profundos, de envolvimento afetivo mais profundo. Realista e consciente, ela sabe o que quer e deixa claro seus objetivos e seus caminhos, sem enganar ninguém quanto a sua forma de ser e agir.
Firme em suas opiniões, a virgiana é quase sempre considerada teimosa e persistente o que não se coaduna de forma nenhuma com o caráter romântico que se espera da mulher. Prática, ela se confunde e passa a agir com certa timidez diante do homem. Na verdade, além do medo do desconhecido, a virgiana tem vergonha de se expor e revelar a outros aquilo que sente. Para ela, o apaixonar-se lembra submissão e esta não é palavra comum em seu dicionário. Raramente a virgiana será a típica esposa submissa, tais a sua independência e personalidade.
Conservadora e tradicionalista, ela encara o relacionamento afetivo ou o sexo com uma seriedade que não se encontram facilmente. Para ela, o relacionar-se afetivamente com uma pessoa é comprometer-se e isso implica em responsabilidades mútuas e deveres e obrigações que ela vai seguir por toda a sua vida de uma forma rígida e firme.
De uma elegância sóbria a nativa do signo chama a atenção pelo seu porte e pela dignidade que dá a sua forma de se portar em público. Sem se preocupar excessivamente com a opinião alheia, ela assim procede mais para satisfazer a seus próprios limites. É uma requintada apreciadora de seus próprios méritos. Por isso ela sempre vai desdenhar e criticar o desmazelo dos outros. O homem que pouco se cuida não terá chances fortes com essa mulher tão especial, digna, confiável, honesta e tradicionalista..
Habitualmente ela busca a ordem em tudo o que faz. É organizada em casa, minuciosa no trabalho, seletiva nas escolhas que faz, detalhista e segura ao mostrar os caminhos que procura pela vida afora. Isso faz dela uma pessoa que detesta relacionamentos confusos ou pessoas que não sabem se definir. A exigência de clareza e objetividade é uma constante em seu modo de se relacionar com seu meio.
Intelectualmente não é a virgiana uma figura que domine tudo e chame a atenção pela amplitude de seus conhecimentos. Ela é comedida em saber, mas o que sabe, sabe com profundidade que não a envergonha ao discutir esse tema. Na profissão, quando gosta do faz, torna-se facilmente uma viciada no trabalho, verdadeiramente uma profissional de méritos e valores que a levarão a manter um mesmo emprego por longo tempo.
Maníaca por ordem e pela perfeição ela pode desenvolver um caráter extremamente exigente para si mesma e com os outros, em torno desses elementos. Habitualmente ela organiza a sua vida como o faz com as gavetas de seu guarda-roupa e leva adiante sua vida, colocando em compartimentos arrumados, todas as suas conquistas, frustrações, medos e anseios.
Adora o silêncio e persegue a harmonia no ambiente em que vive onde faz do seu conforto pessoal, meta e realização. Por isso, a mulher do signo será sempre uma calada admiradora da ordem que só deixa que as coisas fujam a seu controle se estiver excessivamente ocupada em realizar-se com o trabalho ou com uma tarefa que considera mais importante.
Este estudo é melhor detalhado na coletânea “Você e seu signo” com um volume para cada signo - de autoria de Max Klim, editada pela Nova Era – Grupo Record
O mês de Virgem para todos os signos
Com a entrada do Sol em Virgem, o principal dos corpos celestes nas influências sobre o ser humano passa a ocupar, no Zodíaco, uma casa diferente onde há elementos que ganham importância e destaque ao longo deste período. Esses elementos são áreas de sua vida que têm o Sol a interferir em cada um deles.
Isso não significa uma ação negativa ou positiva, pois a capacidade humana de se auto-determinar é que governa essa tendência. Mas, a área regida pelo Sol mostra campo aberto para que nele se atuem elementos externos.
Em cada um dos signos esta é previsão base para este mês astral que vai até o dia 22 de setembro.
Áries
21 de março a 20 de abril
Áries sob a regência do Sol em Virgem - O Sol transita pela sua sexta casa Zodiacal e, ao longo deste mês a influência do Sol se fará sobre seu trabalho, especialmente se o tiver subordinado ou em função submetida a chefia, não importa seu grau hierárquico. O seu relacionamento com patrão e dirigente terá a presença do Sol a guiar-lhe os passos e a forma de se relacionar. Os alimentos e as roupas também são governados neste período que pode ser muito favorável. A saúde em geral é também dirigida pelo Sol que, especificamente dirige no nosso corpo, os intestinos.
Touro
21 de abril a 20 de maio
Touro sob a regência do Sol em Virgem - O Sol, nesta fase, transita pela sua quinta casa, aquela que rege os prazeres, divertimento e tudo o que estiver relacionado ao lazer e à distração como forma de compensação pelo desgaste rotineiro da vida, as artes, o teatro e a diversão. O amor também é governado por esta casa, o que o torna no período altamente receptivo às manifestações do querer. Isso diz também dos filhos como forma de expressão afetiva. No campo material são regidas as mais diversas formas de especulação. O Sol em seu signo agora rege o coração e as costas.
Gêmeos
21 de maio a 20 de junho
Gêmeos sob a regência do Sol em Virgem - Com o Sol regendo a sua casa IV, as influências até a próxima mudança de regência solar acontecem basicamente sobre o que estiver ligado a sua vida em família e do apego a tudo o que trate do ambiente doméstico e suas relações do cotidiano, o pai e a sua representação de autoridade e centro de atenções. No campo material a fase é aquela em que você lidará com êxito, de oposição e obstáculos no trabalho e profissão, tudo o que disser de agricultura e a terra, incluída aí a mineração. No corpo, rege o aparelho digestivo.
Câncer
21 de junho a 20 de julho
Câncer sob a regência do Sol em Virgem - O Sol governa para você, a terceira casa zodiacal, aquela que trata, neste mês, do intelecto, sua capacidade cognitiva e dedutiva, a inteligência prática e aplicada, sua habilidade manual, estudos e os assuntos relacionados à escrita. É a fase em que são valorizadas todas as formas de expressão e comunicação entre as pessoas, entre elas a Internet. Neste período se destacam as viagens curtas e o seu relacionamento com irmãos. No campo físico a regência se dá sobre os pulmões, os braços, as mãos e os ombros.
Leão
21 de julho a 22 de agosto
Leão sob a regência do Sol em Virgem - Esta fase astrológica mostra o Sol regendo, para você, a 2ª casa zodiacal, aquela que em nossas vidas regula as nossas aptidões e a forma com que nos dispomos a ganhar a vida, obter dinheiro através de nosso trabalho e do exercício profissional. Depois da regência solar sobre nossa personalidade, temos uma fase benéfica para as perspectivas financeiras, nossas propriedades e bens e o relacionamento que mantemos com esses campos da atividade humana. Neles se desenvolvem os principais acontecimentos desta fase. Na saúde há que se cuidar da garganta, do pescoço, nariz e da audição.
Virgem
23 de agosto a 22 de setembro
Virgem sob a regência do Sol em sua 1ª casa - Você ingressa agora na primeira casa, aquela em que o Sol governa nosso signo natal. Nesta fase, o virgiano fortes influências sobre a sua forma de ser e de se comportar. É a fase em que se define, com a infância, o rumo de nossas vidas, expressando o nosso meio-ambiente e o relacionamento com os mais velhos no campo oposto de nosso primeiro contato com o mundo. Nossa maneira de reagir a esse mundo, nele nos expressando como personalidade, é dirigida por esta regência que em nosso corpo atua sobre o crânio e a face.
Libra
23 de setembro a 22 de outubro
Libra sob a regência do Sol em Virgem - Agora, o Sol passa a reger a sua última casa do zodíaco, aquela que nos diz de preparação para o renascimento. A décima segunda casa zodiacal é importantíssima para que amealhemos forças para enfrentar os desafios futuros. A tradição popular identifica este período com o chamado “inferno zodiacal”, vez que nos tornamos mais frágeis e influenciáveis, mais emotivos e sujeitos aos humores do ambiente em que vivemos. Mas, isso mostra que o Sol rege um período em que nos confinamos para nos preparar para a explosão da força criadora do primeiro momento de nossas vidas. É uma época em que há que se ter cuidado com os membros inferiores, especialmente, os pés.
Escorpião
23 de outubro a 21 de novembro
Escorpião sob a regência do Sol em Virgem - O Sol governa sua décima primeira casa zodiacal, aquela que o põe em contato com o próprio mundo, atuando sobre as amizades e a fraternidade, fazendo com que elas ganhem destaque e importância no cotidiano. Nesta fase, de bons augúrios para que você trate com o dinheiro proveniente de seu próprio esforço e trabalho, o Sol dirige sonhos e aspirações tornando-os mais viáveis e bem próximos da realização. É um momento do ano em que nossa ambição faz com que pensemos bastante antes de dar vazão a tudo o que desejamos. No nosso corpo a regência solar se dá sobre as pernas e tornozelos.
Sagitário
22 de novembro a 21 de dezembro
Sagitário sob a regência do Sol em Virgem - A regência solar agora se dá para os sagitarianos sobre a décima casa zodiacal e, com isso, faz com que os assuntos relacionados a posição social, a honra e conceito públicos, reputação profissional , a carreira e o exercício de quaisquer atividades que dêem poder, sejam dimensionados de forma muito forte. Neste período, o relacionamento com as pessoas que em sua vida expressam esse prestígio e conceito, os pais e os seus superiores, se os tiver, ganha maior significação e expressividade, fazendo com que aí se desenrolem os acontecimentos marcantes de um momento em que são favorecidas as viagens mais longas. No nosso corpo, governa os joelhos.
Capricórnio
22 de dezembro a 20 de janeiro
Capricórnio sob a regência do Sol em Virgem - A regência do Sol neste mês se dá sobre a nona casa zodiacal, campo astral que se relaciona ao lado espiritual de nossas vidas. É momento de destaque para a instrução mais refinada e que governa os assuntos ligados à universidade e ao ensino avançado e à pesquisa, às profissões com enfoque ainda maior sobre as carreiras ligadas ao Judiciário. Agora, você, nativo, verá o seu lado interior muito mais ampliado e valorizado, com o aparecimento de dons que tem latentes e pouco usa, como a intuição e a premonição. No nosso corpo, rege o sistema nervoso, os quadris e as coxas.
Aquário
21 de janeiro a 19 de fevereiro
Aquário sob a regência do Sol em Virgem - Nesta fase em que o Sol rege a oitava casa zodiacal agora aflora tudo o que diz respeito aos que nos antecederam, os ancestrais e aqueles que já nos deixaram. É uma fase em que as dívidas assumem maior importância, especialmente as obrigações que estão ligadas a governo ou de atividade no serviço público. O aquariano agora se verá envolvido em questões ligadas, a finanças ou digam respeito a sua vida em família. Nesta fase, a atração pelo oculto é maior que em qualquer outra época do ano. No nosso corpo, o Sol rege os órgãos da reprodução e falam do sexo.
Peixes
20 de fevereiro a 20 de março
Peixes sob a regência do Sol em Virgem - O Sol rege a sétima casa zodiacal em uma época em que os acontecimentos deverão receber influência muito acentuada quando estiverem relacionados à associação com outras pessoas, tanto no campo afetivo, como o casamento e noivado. É a fase da relação com os sócios, parceiros e companheiros e, como consequência disso, afeta tudo que estiver ligado ao divórcio, às ações legais vinculadas a esse tipo de relacionamento entre as pessoas. Neste período, o pisciano ganha maior fascínio para tratar com outras pessoas, com o público, valorizando a sua ação na política. No nosso corpo rege o sistema venoso e os rins.
Este estudo é melhor detalhado na coletânea “Você e seu signo” com um volume para cada signo - de autoria de Max Klim, editada pela Editora Nova Era do Grupo Editorial Record
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!