PJF começa desassoreamento no Rio Paraibuna nesta segunda-feira (22)
A ação é uma das medidas preventivas que o município vem adotando para o período chuvoso, a fim de evitar enchentes e alagamentos
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início nesta segunda-feira (22) ao processo de desassoreamento do Rio Paraibuna. A ação é uma das medidas preventivas que o município vem adotando para o período chuvoso, a fim de evitar enchentes e alagamentos.
O desassoreamento é uma ação realizada para aumentar a capacidade de vazão dos cursos d'água e retirar materiais sólidos indesejados, melhorando a qualidade da água e prevenindo enchentes. "O objetivo maior desta atividade é a limpeza dos córregos e do Rio Paraibuna, para a retirada do excesso de areia e das 'ilhas' que ficam no leito do rio. Essa ação faz parte como medida preventiva contra o período chuvoso que se aproxima e serve para termos um melhor escoamento da água no município, evitando enchentes e alagamentos", esclarece o secretário de Obras, Lincoln Santos.
Neste momento, as equipes da Secretaria de Obras (SO) concentram os serviços no bairro Industrial, realizando a limpeza dos detritos e resíduos artificiais como, por exemplo, o acúmulo e descarte de lixos. O assoreamento é um processo muito prejudicial e, se não tratado da maneira certa, pode trazer inúmeros danos para o meio ambiente.
O desassoreamento do Rio Paraibuna e de seus córregos será realizado pelos próximos dois meses, através de contrato firmado com a empresa Riamar Máquinas Ltda, no valor de R$ 540 mil.