Cai o número da dengue em Juiz de Fora. A redução foi de 54% em relação ao primeiro semestre de 2008
Número de casos da dengue em Juiz de Fora cai 54% em relação ao primeiro semestre de 2008
Repórter
Os casos de dengue sofreram redução de 10,4% em todo o Estado. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, os números do município são mais significativos. De janeiro a julho de 2008 foram registrados 484 casos. Em 2009, até o dia 8 de julho, 261 indivíduos foram vítimas da dengue em Juiz de Fora, sendo que 218 deles contraíram a doença na cidade.
A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Alessandra Mendonça, explica que essa redução está relacionada ao Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). "Esse programa já foi implementado no Brasil há mais tempo, mas em Juiz de Fora começou a funcionar em 2007. Este é o primeiro ano em que estamos colhendo os resultados."
Alessandra acredita na conscientização da sociedade é um dos fatores que contribuíram para essa redução, mas ressalta que a precisa aumentar para os números continuarem caindo.
Além disso, ela destaca a parceria com escolas e o aumento no número de agentes de controle de endemias como justificativas para a queda drástica nos casos de dengue em Juiz de Fora nos primeiros seis meses do ano. Mas a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica alerta para a necessidade de mais agentes e de constante controle por parte dos moradores da cidade.
Apesar de haver motivos para comemorar, Alessandra ressalta que o mês de julho é tradicionalmente um mês em que há redução considerável dos casos de dengue na cidade. "A seca e o frio fazem com que a infestação do mosquito reduza, já que ele precisa de água para que seus ovos possam eclodir", explica.
Esse panorama se repetiu em todo o país. A redução nacional foi de 49% . Além de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro também apresentaram reduções, totalizando 65,5% em relação ao ano passado na região Sudeste.
Em 2009, os bairros que mais apresentaram casos de dengue foram Manoel Honório (40), Bairu (33), Vila Ideal (14), Bonfim (10) e Benfica (7).
Os textos são revisados por Madalena Fernandes